Campanha 'Renasce museu', do MHNJB, chega à reta final
Iniciativa, que já arrecadou 94% do valor previsto, termina na quinta-feira, dia 25
A campanha de financiamento coletivo Renasce museu, lançada em janeiro pelo Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG, está chegando ao fim, com forte adesão da sociedade mineira. Até a manhã desta terça-feira, 23, foram arrecadados R$ 371,2 mil, o equivalente a 94% da meta de R$ 391 mil. O objetivo da iniciativa é angariar recursos para estruturar uma plataforma virtual, pública e gratuita com informações detalhadas e imagens dos acervos do Museu atingidos por incêndio em 15 de junho do ano passado.
O valor arrecadado será usado na contratação de equipe especializada, na aquisição de equipamentos e do programa para documentação e gestão de acervos e na compra dos módulos do software responsáveis por detalhar o registro dos acervos arqueológicos e o treinamento da equipe responsável.
Em sua primeira etapa, a campanha atingiu a meta de R$ 300 mil, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que aportou R$ 2 a cada R$ 1 arrecadado. Renasce museu prossegue até quinta-feira, 25 de fevereiro, mas sem o suporte financeiro do BNDES em sua segunda etapa. A campanha conta com assessoria da Benfeitoria – consultoria especializada em crowdfunding – e apoio da Fundep e da Administração Central da UFMG.
Responsabilidade com o passado
Entre os 1.171 benfeitores que contribuíram com a iniciativa até o momento, o sentimento que prevalece é o da responsabilidade em preservar o passado. Para Gabriela Sobral, paleontóloga que acompanhou o incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 2018, iniciativas como a da UFMG são necessárias porque resgatam o registro da diversidade e da riqueza das culturas humanas presentes nos acervos dos museus. “O MHNJB tem um acervo paleológico e arqueológico muito rico. O acervo etnográfico mostra as culturas que estavam aqui antes da chegada dos portugueses e como elas nos afetam ainda hoje. Para entender o presente, é importante conhecer nosso passado", defende
Com o objetivo de estimular a participação do público para que a meta final seja atingida, várias recompensas são oferecidas de acordo com a faixa de contribuição, como broches, cartões, camisetas, fotografias e obras de arte. Nos últimos dias de campanha, o destaque são as obras do artista visual porto-alegrense Rodi Núñez, famoso pela maneira sensível e poética com a qual trabalha as cores. Também está disponível um novo conjunto de fotografias de artistas mineiros, como Assis Horta, famoso por registrar o patrimônio artístico e arquitetônico de Diamantina, e Wilson Baptista, um dos fundadores do Foto Clube de Minas Gerais.
Na reta final, a campanha ganhou o reforço de outros artistas, que se uniram a Igor Cavalera, um dos fundadores e ex-integrante da Banda Sepultura, e ao guitarrista Toninho Horta, vinculado ao Clube da Esquina. A atriz Débora Falabella, os integrantes do grupo Pato Fu, o músico Maurício Tizumba, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras, do Grupo Corpo, e os atores Eduardo Moreira e Teuda Bara, do Grupo Galpão, também gravaram vídeos de apoio à iniciativa, que podem ser assistidos no canal do MHNJB na plataforma YouTube.
Assista ao vídeo da campanha Renasce museu.
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