Campus Pampulha recebe, nesta semana, a 24ª edição da UFMG Jovem

Mais de 80 trabalhos serão apresentados no evento, que ocorre em 14 e 15 de setembro, com atividades concentradas no CAD1

Estudantes expõe trabalhos no saguão do CAD1, em edição anterior do evento
Estudantes expõe trabalhos no saguão do CAD1, em edição anterior do evento Foto: Proex UFMG

Estudantes e professores de escolas públicas e privadas de Minas Gerais reúnem-se nesta semana, no campus Pampulha, para a 24ª edição da UFMG Jovem, que começa nesta quinta-feira, 14 de setembro. A cerimônia de abertura do evento será às 11h, no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1).

Norteada pelo tema Ciência, cultura e diversidade dos povos: saberes em prol da vida, a programação do evento reúne a tradicional feira da educação básica, o Conversa com cientistas, atrações culturais, entre outras atividades. As escolas que fizeram agendamento prévio também vão participar de visita guiada a ambientes físicos do campus Pampulha, como laboratórios e espaços de ciências e de cultura que desenvolvem atividades de extensão, na atividade #ExploraUFMG.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Ana Cristina Vaz, as expectativas são altas para a primeira edição 100% presencial após o advento pandemia de covid-19. “É uma oportunidade de troca com outros alunos, outros trabalhos e outras experiências. Também é uma oportunidade para que conheçam e apresentem seus trabalhos no campus da UFMG, uma das universidades mais importantes do Brasil”, afirma.

Exposição e conversa
Na feira da educação básica, serão expostos 81 trabalhos de estudantes e professores da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio, incluídas as modalidades da educação profissional e educação de jovens e adultos. As produções serão apresentadas na quinta, 14, e na sexta, 15, das 8h às 17h, no saguão do CAD1. A atividade poderá ser acompanhada pelo público. A edição que começa nesta quinta-feira bateu recorde de inscrições, com mais de 200 trabalhos de 35 municípios.

O #ExploraUFMG promoverá visitas guiadas das escolas aos ambientes físicos do campus Pampulha, como laboratórios e espaços de ciências e cultura que desenvolvem atividades de extensão. Nesta edição, 1,4 mil estudantes e professores de 35 escolas cumprirão os roteiros estabelecidos na atividade.

A atividade Conversa com cientistas também será realizada nos dois dias do evento, com início às 9h30, no Auditório Nobre do CAD1. É o momento de levar aos participantes conhecimentos sobre os campos da ciência, fomentando o interesse pela pesquisa.

Interação e diálogo
Realizada desde 1999, a UFMG Jovem tem o objetivo de propiciar espaços de encontro e intercâmbio de ideias entre a Universidade e a educação básica e profissional, bem como entre professores e estudantes de escolas de Minas Gerais. Com isso, o evento busca promover a valorização do trabalho científico e o incentivo à formação de futuros cientistas. Desde 2010, a UFMG Jovem é organizada pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex).

A programação está disponível no site da 24ª UFMG Jovem e também pode ser acompanhada em perfil no Instagram. O evento é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão