Campus Pampulha terá vacinação contra gripe a partir desta terça

Público inclui adultos de 55 a 59 anos, pessoas com deficiência, professores, servidores, gestantes e puérperas

vf
As mil doses disponíveis serão aplicadas no Dast, na Unidade Administrativa IIFoca Lisboa / UFMG

A UFMG participa, a partir desta terça-feira, 19, da terceira etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe, imunizando a comunidade universitária. A ação ocorre no Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast), que fica na Unidade Administrativa II, campus Pampulha.

Podem se vacinar todos os membros da comunidade universitária, com prioridade para certos grupos. Nesta terça-feira, o alvo são os servidores acima de 60 anos, servidores com deficiência e profissionais da área da saúde. Na quarta-feira, 20, a vacinação vai priorizar servidores portadores de doença crônica, servidoras gestantes ou puérperas e profissionais da segurança. E nos dois últimos dias (21 e 22), serão imunizados os demais integrantes da comunidade universitária (servidores, terceirizados e estudantes).

A vacina, produzida com o vírus inativado, protege contra a Influenza A (H1N1), a Influenza B e a Influenza A (H3N2), doenças causadas pelos três vírus mais prevalentes no Hemisfério Sul em 2019.

A vacinação será ofertada por ordem de chegada, das 8h30 às 16h, até o limite de 250 doses por dia. Serão distribuídas senhas numeradas, e cada pessoa terá direito a uma única senha. A critério da equipe de enfermagem, a prioridade na fila poderá ser alterada. “A fila será organizada respeitando a distância de um metro entre as pessoas, seguindo marcadores no chão”, afirma a diretora do Dast, Regina Campolina, referindo-se a uma regra de distanciamento-padrão nestes tempos de pandemia.

A campanha de vacinação foi antecipada pela Secretaria Municipal de Saúde devido à Covid-19. “Como os sintomas da gripe são parecidos com os da Covid-19, é importante imunizar a população, para que as doenças não sejam confundidas e para reduzir o número de internações por pneumonia, o que é comum na chegada do inverno”, explica Regina Campolina.

Na primeira etapa da campanha nacional deste ano, o Dast vacinou mais de duas mil pessoas no Hospital das Clínicas. A vacinação na UFMG é uma iniciativa do gabinete da Reitoria e da Pró-reitoria de Recursos Humanos e conta com apoio da Caixa de Assistência à Saúde do Trabalhador (Casu) e do Colégio Técnico (Coltec), que cederam pessoal para a operacionalização.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4315. A campanha também ocorre nos postos de saúde de Belo Horizonte.

Matheus Espíndola