Candidatos se preparam para segundo domingo de provas do Enem
Índice de abstenção foi de 30,2% e 273 participantes foram eliminados
Cerca de 4,3 milhões de candidatos fizeram a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio neste domingo, 5. O índice de abstenção foi de 30,2%. Foram 273 participantes eliminados - no ano passado, foram 3.942 eliminações no primeiro dia e 4.780 no segundo dia, de acordo com o MEC.
O Ministro da Educação, Mendonça Filho, ressaltou que o novo formato de aplicação das provas, em dois domingos consecutivos, foi considerado mais adequado do que o anterior. Já os candidatos se dividem sobre a mudança.
"Quando era sábado e domingo, a gente ficava muito cansado", afirmou a estudante Stefany Angelina de Paiva Assis, de 19 anos, que pretende usar a nota do Enem para conseguir cursar Medicina.
Já Carolina Beatriz, de 19 anos, que pretende usar o Enem para conseguir uma bolsa de estudos, disse que "com os dois domingos, a tensão aumenta e a gente fica na expectativa".
O estudante Everton da Silva Martins, de 19 anos, aprovou a novidade. "Dá tempo de colocar as ideia na cabeça e relaxar mais", espera. Segundo o Inep, o gabarito oficial do Enem será divulgado até o dia 16 de novembro no site oficial.
Reportagem veiculada no Jornal UFMG desta segunda-feira, 6 de novembro de 2017.
Leia mais:
Primeira professora surda da UFMG comemora tema da redação do Enem