Notícias Externas

Cantora e compositora Leopoldina apresenta novo disco de inéditas, 'Semente Crioula'

Artista começou a carreira em Belo Horizonte no contexto do projeto 'Reciclo Geral' e completa, em 2022, 20 anos de trajetória musical

'Semente Crioula' é pensado pela cantora como um manifesto feminino de afeto e se inspira na curiosidade de Leopoldina em responder a pergunta 'O que é o amor?'
'Semente Crioula' é pensado pela cantora como um manifesto feminino de afeto e se inspira na curiosidade de Leopoldina em responder a pergunta 'O que é o amor?' Bruno Figueiredo/Divulgação

A mineira Leopoldina, cantora e compositora, lança, nesta semana, o álbum Semente Crioula, misturando as sonoridades MPB e sertaneja. O projeto traz doze faixas inéditas e foi pensado pela artista como um manifesto feminino de afeto, abordando as muitas traduções possíveis para o amor.

O disco foi inteiramente gravado em 2018, ao longo de dois dias, como um trabalho coletivo. Todas as etapas do projeto foram construídas a partir de um diálogo conjunto com outros músicos e inspiradas nas vivências pessoais da cantora e outros profissionais envolvidos. Três faixas do álbum, Orvalho, Girassóis e O Que Eu Tenho Pra Te Dar, foram lançadas como single e ganharam lyric vídeos com cifras, disponíveis pelo YouTube.

A cantora falou sobre o álbum, o processo de composição e produção das faixas e o lançamento no programa Noite Ilustrada desta quarta-feira, 24, apresentado por Luiz Fernando Freitas. Apesar da gravação ter sido feita em dois dias em 2018, ela contou que foi importante lançá-las agora, pois a artista teve tempo para fazer uma pintura inspirada em cada música, o que é fundamental no projeto. A pandemia também teve seu papel nesse sentido. Mesmo sendo um período difícil, a mineira afirmou que a arte permanece com sua força de gerar vida e resiliência.

Sobre o nome do disco, Semente Crioula, Leopoldina explicou que a ideia "veio dos frutos e sementes que iam 'brotando dentro da gente' através de canções, poemas e pinturas". Segundo a artista, o título "é a diversidade que existe quando nós pegamos uma semente e pensamos que ela carrega, dentro de si, um ancestral e a possibilidade de gerar e dar continuidade à vida. Portanto, esse disco saúda os ancestrais e carrega nele a possibilidade de gerar vidas em mim e entre os ouvintes".

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

O lançamento do Semente Crioula ocorre ainda hoje, à meia noite, em todas as plataformas digitais. O disco também será disponibilizado em formato físico. Para mais informações, basta acessar as redes sociais da cantora. Uma das faixas do álbum, Morena Faceira, terá clipe lançado amanhã, às 20h, pelo canal do YouTube de Leopoldina.

Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas