Carro-biblioteca, da ECI, lança cartilha para jovens eleitores

‘Votar pra quê?’ será distribuída nas comunidades de atuação do programa

‘Votar pra quê?’: jovens amigos conversam sobre direitos e participação social nas eleições Imagem: reprodução de capa

Qual o sentido do voto? Essa é uma pergunta que aflige boa parte dos eleitores brasileiros, principalmente os mais jovens que começam agora a exercer sua cidadania política. E são eles o público preferencial da cartilha Votar para quê?, que foi elaborada pelo programa de extensão Carro-biblioteca, da Escola de Ciência da Informação (ECI).

A publicação, cuja versão digital pode ser baixada gratuitamente na internet, é uma ação do projeto Voz e Voto que será lançada fisicamente nos dias 20 e 21 de setembro, a partir das 15h. Os exemplares serão distribuídos em duas comunidades em que o Carro já atua: Justinópolis, em Ribeirão das Neves, e o Conjunto Paulo VI, em Nazaré.

Essa é a primeira ação do projeto, viabilizada com recursos da Pró-reitoria de Extensão (Proex). No veículo, já existem livros sobre democracia, cidadania, direitos e participação. As obras foram selecionadas e reunidas em uma coleção, visando às eleições que se aproximam.

Tonin Tonen, Maria Ativa e Manu
Em uma conversa informal, três jovens amigos (Tonin Tonen, Maria Ativa e Manu) abordam questões políticas, como direitos, participação social e os movimentos estudantil e identitário. O objetivo é que os jovens usem o material como apoio para discussões sobre política e cidadania no contexto pré-eleitoral.

Votar pra quê? foi elaborada pelos bolsistas Giovanna Sabadini, Ingrid Ferreira, Ian Lofego, Johnatas Tiago e Laís Vilaça Gomes e pelos parceiros Francisco Coube (ilustrador) e Flávia Cunha (colorista). O argumento da cartilha é da professora Guiomar Frota, coordenadora do Voz e Voto.

Professora Guiomar Frota, coordenadora do projeto Voz e Voto, vinculado ao Programa Carro Biblioteca, da ECI
Guiomar Frota, coordenadora do projeto Voz e VotoFoto: ECI UFMG

"Pretendemos dar continuidade ao projeto. Estamos desenvolvendo um site, vamos acompanhar o processo eleitoral, o pós-eleitoral em 2023 e as eleições para prefeito e vereador em 2024", afirma a professora Guiomar Frota, ao relatar planos da iniciativa.

Guiomar acredita que a conscientização política é essencial no momento do voto. "É importante que jovens se identifiquem com alguma causa", defende ela.

Consciência eleitoral
Eleitores de todo o Brasil vão às urnas, no próximo dia 2 de outubro, eleger seus representantes para os cinco cargos em disputa no pleito de 2022: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. O segundo turno, caso necessário, ocorrerá no dia 30 do mesmo mês, para definição dos novos governadores e presidente.

O sufrágio é o meio pelo qual o cidadão expressa suas preferências em um processo eleitoral. No Brasil, ele existe desde o início do período colonial, quando, em 1532, moradores de São Vicente, em São Paulo, elegeram os integrantes de um conselho representativo da comunidade local.

Biblioteca ambulante
Os jovens são o principal alvo do projeto porque têm uma participação mais expressiva no Carro-biblioteca, que, desde 1973, frequenta comunidades que não têm bibliotecas comunitárias próprias. Os leitores se inscrevem e pegam os livros emprestados. Justinópolis, Paulo VI e a Ocupação Dandara são os lugares atualmente visitados pelo Carro.

Programa da ECI atende comunidades que não têm biblioteca comunitária própria desde 1973
'Biblioteca ambulante' atende, desde 1973, comunidades que não têm biblioteca comunitária própriaFoto: Lucas Braga | UFMG

A cartilha também será lançada no dia 23, às 9h, no auditório nobre do CAD1, durante a UFMG Jovem. Ainda neste mês, a equipe do projeto distribuirá o material entre estudantes do ensino médio que estarão na ECI, em uma visita ao Colégio Técnico (Coltec) e em cidades do Vale do Jequitinhonha.

Os organizadores do projeto também planejam realizar uma ação na Rodoviária de Belo Horizonte um dia antes das eleições.

Beatriz Tito Borges