Pesquisa e Inovação

Cartilha evidencia relação entre saúde bucal e problemas no trato gastrointestinal

Material foi produzido por HC e Faculdade de Odontologia; ausência de dentes prejudica mastigação e impacta digestão

Publicação demonstra que cada tipo de dente tem uma função específica na preparação do alimento para a digestão
Publicação demonstra que cada tipo de dente tem função específica na preparação do alimento para a digestão Ilustração: Ana Magna Dutra | Faculdade de Odontologia

A Faculdade de Odontologia e o Hospital das Clínicas da UFMG (HC), disponibilizaram, no site da Biblioteca Universitária, a cartilha Tenho doença gastrointestinal, o que devo saber sobre meus dentes? A publicação é fruto do trabalho de conclusão de curso da estudante Dayane Pereira.

De acordo com a professora Cláudia Bhering, a elaboração do material foi motivada pela constatação, por parte do setor de gastroenterologia do HC, de que a ausência de alguns dentes, elementos responsáveis pela mastigação, tem dificultado a evolução do quadro clínico de pacientes com doenças gastrointestinais. “Muitas vezes, é difícil esclarecer os pacientes sobre a existência da relação entre saúde bucal e digestão, principalmente no caso daqueles que perderam seus dentes há muitos anos”, observa.

Educação odontológica
De acordo com Cláudia Bhering, foi realizado um estudo qualitativo no HC com portadores de patologias do sistema gastrointestinal, provavelmente afetados por uma mastigação deficiente. “Com base nas respostas desses indivíduos a um questionário, ficou evidente que a maioria das pessoas acredita que não existe relação entre mastigação e digestão”, relata.

O questionário também demonstrou que 71,5% dos pacientes não têm todos os dentes. Desse universo, 40% afirmaram que a perda de dentes piorou a mastigação e a digestão. E 21,4% disseram que estavam impossibilitados de comer algo de que gostam por conta de problemas com os dentes.

“Os resultados mostram a necessidade de educação odontológica, visando reduzir os efeitos deletérios da perda dentária sobre a digestão”, avalia Claudia Bhering. Segundo ela, as equipes da Odontologia e do HC têm procurado indicar aos pacientes as possibilidades reabilitadoras da cavidade bucal como auxílio no tratamento de patologias do trato intestinal.

Para a professora, é importante que os doentes entendam que cada dente tem uma função específica no processo de mastigação. “Na falta de determinados dentes, os demais não são capazes de suprir sua tarefa. Nesse caso, os dentes precisam ser repostos, para que o sistema digestório não fique sobrecarregado”, explica.

Claudia Bhering comenta ainda que os pesquisadores buscam parcerias para impressão e distribuição da cartilha, que, por enquanto, tem sido publicada em plataformas virtuais.

Matheus Espíndola