Pesquisa e Inovação

Catálogo do Sistema de Bibliotecas incorpora mais 11 mil e-books

Obras podem ser baixadas sem limite de acesso; aquisição é mais uma ação para suprir necessidades do ensino remoto

cd
A obra After queer theory (2013), de James Penney, é uma das disponíveis para uso livre
Tela da plataforma Open Research

Como parte das iniciativas da UFMG para suprir as demandas do ensino remoto emergencial, a Biblioteca Universitária (BU) incorporou, ao seu catálogo on-line, 11 mil e-books da Knowledge Unlatched (KU), provedor de serviços de acesso com base em Berlim, na Alemanha.

Os livros disponíveis abrangem várias áreas do conhecimento e obras de literatura, em diversos idiomas, principalmente em inglês. Todos podem ser baixados, em formato PDF, impressos e salvos, sem limite de acesso, conforme licença de cada título.

Para acessá-los, basta digitar os termos no campo de busca, selecionar como tipo a opção E-book e a opção Coleção E-books KU. Quando aparecer a lista de resultados, deve-se clicar no título do e-book desejado e, em seguida, em um dos endereços eletrônicos disponíveis, que direcionará para a página da Open Research Library. Lá, haverá três opções para download.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4627.

A KU reúne e disponibiliza, por meio de financiamento coletivo, mais de 86 mil itens com conteúdos científicos, entre livros, capítulos de livros, vídeos, pôsteres e podcasts, hospedados na plataforma Open Research Library.

Todos os 11 mil livros com acesso aberto foram indexados no catálogo eletrônico do Sistema de Bibliotecas da UFMG pela equipe de automação da BU.

Com Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária