Pessoas

Cecília Coelho assume presidência de honra da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos

Professora da Fafich dedica-se, entre outros temas, à filosofia, à retórica e ao teatro gregos e à recepção da tragédia; ela tem atuação intensa na extensão

Maria Cecília Coelho:
Maria Cecília Coelho em Tiahuanaco, na Bolívia, após congresso de estudos clássicos naquele paísAcervo pessoal

A professora Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho, do Departamento de Filosofia da Fafich, tomou posse, no último dia 13, junto com a diretoria eleita para o biênio 2022-23, como presidente de honra da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC).

Mineira de Pitangui, Maria Cecilia é filiada à SBEC desde 1987 e já ocupou os cargos de secretária da Regional Sul, em 2003-04 – era professora em Florianópolis –, secretária-adjunta na gestão 2012-13 e membro do conselho editorial (2013-2019)..

Graduada em Matemática e em Filosofia na UnB, mestre em Filosofia e doutora em Letras Clássicas pela USP, com estágio na Brown University (foi bolsista da Capes), a professora chegou à UFMG em 2009 para um pós-doutorado na Faculdade de Letras e, em 2010, ingressou no Departamento de Filosofia.

Maria Cecilia foi presidente da Sociedade Brasileira de Retórica em 2011-12 (desde 2018 é sócia honorária) e da Associação Latino-americana de Retórica (2015-18). Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação e está entre os representantes na América Latina da Associação Hespérides e da  International Society for Socratic Studies.

Sua atuação se dá no campo da filosofia e tragédia gregas e da recepção da retórica e da literatura greco-latina, principalmente no cinema, no teatro e na sermonística do Padre Antonio Vieira. É devido, em parte, aos seus estudos e à promoção da pervivência dos Clássicos (também na cultura brasileira, por meio de seu grupo de estudos Gregos e Baianos) que ocorreu sua indicação. Desde 2002, ela organiza cursos e eventos ligados à recepção dos Clássicos na sétima arte, ao estatuto da imagem na filosofia e temas afins (criou o projeto Filocinema – um olhar sobre a Grécia Antiga), e divulga os estudos da Antiguidade. Cecília coordenou por dois anos o projeto Filosofia na Praça e exerceu vários cargos administrativos;; atualmente, é membro titular do Colegiado de Extensão da Fafich e do Conselho Curador da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade.

SBEC
Fundada em 1985, a SBEC congrega instituições, profissionais e estudiosos do Brasil e do exterior, e outros interessados nas culturas da Antiguidade e em outras culturas relacionadas a elas. Fundada em 1985, a entidade tem sede nacional e foro em Belo Horizonte, e sua primeira diretoria teve como secretário-geral o professor emérito da UFMG Jacyntho Lins Brandão, da Faculdade de Letras.