Extensão

Celebração do Dia da Ciência valoriza diálogo com a sociedade

Programação desta quarta, 8, no YouTube e nas redes sociais, terá participação intensa na UFMG por meio de rodas de conversa, vídeos e histórias de pesquisadores

...
Comunidade de Pontinha é atendida por projeto de extensão da UFMG: vozes não acadêmicasFacebook / Pontinha

Em tempos como os atuais, aparece com ainda mais força a necessidade de pensar uma ciência que considera os contextos em que os problemas são gerados. Por isso, o diálogo com as comunidades e com saberes diversos é uma das inspirações para a comemoração, no estado, do Dia da Ciência e Dia das Pesquisadoras e Pesquisadores, nesta quarta-feira, 8 de julho.

A programação, que será transmitida no canal do YouTube da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Minas Gerais e em suas redes sociais, terá intensa participação de professores da UFMG, que é uma das instituições organizadoras do evento. Haverá rodas de conversa, histórias contadas por cientistas, oficinas, vídeos, podcasts, entre outras atividades. Os participantes vão abordar temas como relação entre humano e natureza, a história das pandemias e vacinas, saberes de comunidades tradicionais e a interação com os espaços de ciência e cultura.

...
Sandra Goulart: força da comunidade científicaFoca Lisboa / UFMG

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida afirma que a programação do dia 8 é uma excelente oportunidade para celebrar a ciência e a relevância das instituições públicas de ensino superior e de pesquisa, responsáveis por mais de 95% da pesquisa no país, sobretudo quando a sociedade brasileira enfrenta uma crise tão grave. “Mais uma vez, a UFMG está entre os protagonistas de uma iniciativa que mostra a força da comunidade científica, das instituições públicas de ensino e sua capacidade de contribuir com a sociedade nos variados campos do conhecimento”, diz Sandra.

Ainda de acordo com a reitora, as pessoas vão conhecer, nas diversas atividades on-line, “um pouco do importante trabalho das pesquisadoras e dos pesquisadores das instituições mineiras, da interação da UFMG com a comunidade, por meio, sobretudo, dos projetos de extensão, e da forma como se têm valorizado, cada vez mais, conhecimentos não acadêmicos”.   

Ildeu Moreira:
Ildeu Moreira: verba contingenciadaTânia Rêgo / Agência Brasil

Mobilização por recursos
Oito de julho é o dia de aniversário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que foi fundada em 1948. O Dia Nacional da Ciência foi instituído em 2001, e o Dia do Pesquisador e da Pesquisadora, em 2007. A SBPC organizou a programação nacional, que neste ano é toda virtual, e as secretarias regionais da entidade estão responsáveis pelas atividades nos estados.

Uma das iniciativas no âmbito nacional é uma mobilização de parlamentares pelo descontingenciamento de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Segundo o presidente da SBPC, professor Ildeu Moreira, estão disponíveis apenas R$ 600 milhões de R$ 5,2 bilhões originalmente destinados para o setor. "Há quatro anos, enfrentamos reduções drásticas nas verbas para a pesquisa e as universidades, e, nesta situação de pandemia, a necessidade dos recursos é imensa", argumenta Moreira.

De acordo com o secretário regional da SBPC em Minas Gerais, Luciano Mendes, as atividades desta quarta-feira “ganham ainda mais relevância no contexto atual, em que vários governos, a começar pelo governo da República, teimam em desvalorizar os conhecimentos científicos, fundamentais para o enfrentamento da covid-19 e a  construção de melhores condições de bem-estar para a população”. 

...
Claudia Mayorga: escopo ampliadoUFMG

Outros territórios
A ampliação do escopo do evento em Minas Gerais, neste ano, é destacada pela pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga. “Vamos ouvir vozes de outros territórios, como as periferias, mestres de saberes tradicionais, todos eles celebrando a ciência desde as suas perspectivas.”

Ela acrescenta que as comunidades que trabalham com a Universidade vão estar presentes na forma de vídeos produzidos por 23 projetos de extensão. “E vamos conversar também com estudantes e professores da educação básica e sobre os espaços e as ações de arte e cultura”, diz Claudia.

A celebração da ciência e dos cientistas é também uma forma de defender as instituições públicas de ensino e pesquisa, o ensino de qualidade em todos os níveis e o Sistema Único de Saúde (SUS), na visão da diretora de Divulgação Científica da UFMG, Débora D’Ávila. Ela ressalta a abordagem da “ciência como cultura, uma ciência que busca heterogeneidades”. “A contribuição do conhecimento científico gera soluções não apenas no plano universal, mas também no encontro com as especificidades. Valorizamos a ciência que escuta as demandas das comunidades”, diz Débora.

Para a professora do Instituto de Ciências Biológicas, oferecer espaço para cientistas contarem seus casos de pesquisa significa abrir a possibilidade de narrativas mais ricas, que revelem o contexto histórico, incertezas e fracassos e atores muitas vezes esquecidos no processo. “Mais que tratar a ciência como relação de causa e efeito, estimulamos as memórias que podem nos afetar e nos ajudar a refletir sobre o presente e o futuro”, afirma a titular da DDC, ressaltando a participação, na organização do evento, da equipe da Proex, dos centros de Extensão e de representantes de outras unidades. 

O esforço das universidades na interação com a comunidade por meio da cultura será tema de mesa com a participação de gestores das federais de Uberlândia, São João del-Rei e Juiz de Fora, além da UFMG, que será representada pelo diretor de Ação Cultural, Fernando Mencarelli. “Vamos abordar as políticas de cultura. Os centros culturais e museus são espaços privilegiados de produção e difusão de conhecimento”, afirma.

Um vídeo do projeto Cariúnas, em colaboração com a professora da Escola de Música Jussara Fernandino, abrirá a transmissão ao vivo. Conheça a programação do Dia da Ciência e Dia Nacional das Pesquisadoras e Pesquisadores, composta de lives no YouTube e publicações no Facebook, Instagram e Twitter. Outras informações estão disponíveis neste site.

>>8h45 às 9h – Abertura
Luciano Mendes (SBPC-MG)
Ildeu Moreira (SBPC)

>>9h às 10h - Casos sobre ciências e cientistas (parte 1)
Mediadora: Débora D´Ávila (UFMG)

>>9h às 9h30 – As pandemias na história
Rita de Cássia Marques (UFMG)
Dilene Nascimento (Fiocruz Rio)

>>9h30 às 10h – Vacinas: casos e controvérsias
Anny Torres (Ufop)
Ana Caetano de Faria (UFMG) 

10h às 11h - Casos sobre ciências e cientistas (parte 2)
Mediadora: Cristiana Brito (Fiocruz Minas)

>>10h às 10h30 – A relação entre o homem e a natureza
José Geraldo Pedrosa (Cefet-Divinópolis) - De onde viemos e para onde vamos?            

Liléia Diotaiuti (Fiocruz Minas) – O meio ambiente e a doença de Chagas

>>10h30 às 11h – As mulheres e a medicina tropical no Brasil: Muitas histórias por contar...
Polyana Aparecida Valente Vareto e Denise Nacif Pimenta, ambas da Fiocruz Minas    

>>11h às 12h – Conhecimentos em diálogo
Chamada para assistir aos vídeos disponíveis no YouTube

Roda de conversa
Mediadora: Zélia Profeta (Fiocruz Minas)
Célia Xacriabá (liderança Xacriabá): Saberes e cultura indígena
Márlen Moreira (Quilombo Pontinha, Instituto Sustentar): Saberes e cultura quilombola
Elizabeth Cardoso (CTA - Zona da Mata): Cadernetas agroecológicas e o empoderamento feminino
Islândia Carvalho (Fiocruz Pernambuco): Saberes e práticas tradicionais integrativos e complementares no SUS

>>12h às 13h30 – Intervenções artísticas: Batuque Beauvoir

>>13h40 às 14h30 – Ciência e espaços de cultura e arte
Oficina: Astrofotografia e ciência cidadã: Uma arte a seu alcance
Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi (Gedai) do Cefet-MG

>>14h30 às 15h10 – Ciência e educação básica: converse com uma ou um cientista
Apresentação de vídeos, com respostas ao vivo dos cientistas às perguntas.
Apresentadores: Adelson Fernandes Moreira (SindCefet-MG) e Andréa Macedo (UFMG)

>>15h10 às 15h20 – Recados do território
Chamada para assistir aos vídeos que estão disponíveis no YouTube
Apresentadores: Adelson Fernandes Moreira (SindCefet-MG) e Marcelo Pereira (UFMG)

>>15h20 às 15h30 – Ciência e educação básica: a ciência nossa de cada dia
Chamada para assistir aos vídeos que estão disponíveis no YouTube
Apresentadores: Ana Cristina Ribeiro Vaz (UFMG) e Pedro Peixe (IFMG Piumhi)

>>15h30 às 16h30 – Ciência e espaços de cultura e arte: práticas culturais na universidade
Chamada para assistir aos vídeos que estão disponíveis no YouTube
Mediadora: Mônica M. Ribeiro (UFMG)
Convidados: Fernando Mencarelli (UFMG), Alexandre Molina (UFU), Francisco Ângelo Brinati (UFSJ) e Luciane Monteiro Oliveira (UFJF)

>>16h30 às 16h40 – Ciência e espaços de cultura e arte: museus e espaços de ciência
Chamada para assistir aos vídeos que estão disponíveis no YouTube
Apresentadora: Tânia Margarida Lima Costa (UFMG)

>>16h40 às 16h50 – Ciência e educação básica: boas práticas na educação para a ciência
Chamada para assistir aos vídeos que estão disponíveis no YouTube
Apresentadoras: Nilma Soares (UFMG) e Cleida Oliveira (UFMG)

>>17h às 18h30 – Ciência e espaços de cultura e arte: museus e espaços de ciência
Mediadores: Luciano Mendes (SBPC-MG) e Yolanda Assunção (Pensar a Educação, Pensar o Brasil/UFMG)
Silvânia Souza do Nascimento (UFMG), Lídia Maria Meirelles (UFU), Letícia Julião (UFMG) e Eloi Teixeira César (UFJF)

>>18h30 às 20hPocket show solidário com Laura Sette, no canal do Youtube da Diretoria de Ação Cultural

Os vídeos já estão publicados em https://youtube.com/cienciademg.

Itamar Rigueira Jr.