Notícias Externas

Cenário utilizado na propaganda eleitoral interfere na resposta emocional do eleitor

Pesquisa da Pós-Graduação em Neurociências da UFMG fez experimento em laboratório para analisar a reação dos eleitores diante de quatro diferentes cenários

A pesquisa usou o software FaceReader para analisar as expressões faciais dos participantes dante da propaganda eleitoral
A pesquisa usou o software FaceReader para analisar as expressões faciais dos participantes diante da propaganda eleitoral Divulgação FaceReader

Os componentes visuais, como o cenário, utilizados nos vídeos de propaganda política influenciam na resposta emocional do eleitor, provocando sentimentos como alegria, raiva e medo. Essa é uma das conclusões de uma tese defendida no programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG. Para chegar a esse resultado, o pesquisador Carlos Magno Machado Dias fez um experimento em laboratório no qual testou a resposta dos participantes do estudo a um mesmo vídeo de campanha gravado em quatro diferentes cenários.

A pesquisa contou com a ajuda de um software para analisar as expressões faciais dos participantes e também levou em conta questões como a orientação política e a opinião dos voluntários sobre temas como cotas e aborto na hora de avaliar a resposta emocional dos eleitores. Saiba mais detalhes no novo episódio do Aqui tem ciência


Raio-x da pesquisa

Título original:  “Elementos visuais na propaganda política: um estudo da resposta emocional de eleitores em diferentes cenários nos vídeos de campanha eleitoral”

O que é: Tese de doutorado com o objetivo de avaliar a resposta emocional dos eleitores diante das alterações de cenário em vídeos de propaganda política. O trabalho também investigou se existe relação entre a resposta emocional aos vídeos de propaganda política, em cada cenário, e a orientação política e ao sistema de crenças desses eleitores. 

Nome do pesquisador: Carlos Magno Machado Dias

Ano da defesa: 2020

Programa de Pós-graduação: Neurociências

Orientadores: Carlos Alberto Gonçalves e Ângela Maria Ribeiro

Leia a pesquisa completa.

O episódio 39 do programa Aqui tem ciência é apresentado por Breno Benevides com produção e edição de Paula Alkmim e trabalhos técnicos de Breno Rodrigues. 

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e busca abranger todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados do trabalho de um pesquisador da Universidade. 

Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast como o Spotify e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.