Arte e Cultura

Centro Cultural apresenta hoje grupo Congá, de dança tradicional

hhg
Foto: Luiç Caixote

O grupo Congá, de dança tradicional, apresenta-se no Centro Cultural UFMG na noite desta quarta-feira, 18, em performance que ressalta a influência africana, europeia e indígena na cultura mineira.

O grupo valoriza as raízes culturais de Minas por meio de danças e músicas de manifestações populares e tradicionais, como a festa de Nossa Senhora do Rosário.

A apresentação, com entrada franca, será iniciada às 20h. O Centro Cultural está localizado na Avenida Santos Dumont, 174, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8290.

Congá

Criado em 1983 na Faculdade de Farmácia da UFMG, o grupo recebeu seu nome em homenagem às Irmandades do Rosário presentes na cultura e na religiosidade mineira. O Congá busca a projeção artística das músicas, cantos e danças presentes nas congadas, reisados, folias, folguedos e modos de vida de uma comunidade, respeitando seus valores, costumes e identidades.

Em mais de 30 anos de diálogo com a sociedade, o grupo já ganhou vários prêmios, como o OH Minas Gerais, como o melhor grupo atuante na arte e na cultura do estado, em 1991, e o Utilidade Pública Estadual, em 1992.

Repertório
Introdução - Hino do Congá
Dança do carneiro 
Solo da catira 
Malambo mineiro
Catira
Terno de São Benedito
São Gonçalo
Caiapó
Encerramento - Hino do Congá

(Com Assessoria de Comunicação do Centro Cultural UFMG)