Centro de Memória da Enfermagem abre agenda para visitas guiadas

Um dos objetivos é estimular reflexões sobre o desenvolvimento da área em Minas Gerais e no Brasil

A professora Fernanda Batista conduz estudantes
A professora Fernanda Batista conduz os visitantes ao longo da exposiçãoFoto: Divulgação Cemenf

O Centro de Memória da Escola de Enfermagem (Cemenf) abriu agenda de visitas para pessoas das comunidades interna e externa por meio do projeto de extensão Visita mediada: o Cemenf de portas abertas. Os interessados devem fazer contato pelo e-mail visitaguiadacemenf@gmail.com.

Além de mediar visitas ao espaço museográfico, o projeto visa promover discussões sobre objetos e documentos históricos da enfermagem, relacionando-os aos seus contextos, e analisar o processo de profissionalização da enfermagem mineira e brasileira.

Segundo a professora Fernanda Batista, do Departamento de Enfermagem Básica, que coordena o projeto, o centro de memória recebeu, desde 2019, mais de 3 mil visitantes presenciais e virtuais.

Memória institucional
Criado em fevereiro de 2006 e vinculado à Rede de Museus da UFMG, o Cemenf é alicerçado no ideal de preservação e estudo da memória institucional e da saúde. “Propiciar a visita ao Cemenf é uma forma de pôr o bem público da UFMG à disposição da sociedade. O projeto viabiliza a divulgação da trajetória da enfermagem como profissão no estado de Minas Gerais e contribui para consolidar a Escola de Enfermagem da UFMG como uma importante instituição de conhecimento científico na saúde”, destaca Fernanda Batista.