Fale promove exposição de poesia com oficinas e performances de leitura

Mostra pode ser visitada até o fim do mês, no Centro de Memória

Poema cartaz como esse comporá a exposição
Poemas-cartazes vão compor a exposição Charley Worrison / Divulgação

O Centro de Memória da Faculdade de Letras (Cememor-Fale) retoma suas atividades neste mês, com a mostra ZIP – Zona de invenção, poesia &, que estará montada de 5 a 31, em seu espaço expositivo, localizado no segundo andar da Fale. A curadoria é do artista Ricardo Aleixo e de alunos e ex-alunos da UFMG.

Performances, instalação audiovisual, poesia sonora, livro de artista e outras obras compõem a programação da exposição ex-cêntrica (descentralizada). Às segundas e às quartas, haverá atividades como os diálogos de oficina, que reúnem dois escritores mineiros para conversar sobre poesia, as leituras em voz alta e as oficinas de texto, publicação e criação.

A abertura da ZIP, no dia 5, às 18h, terá a presença de Ricardo Aleixo e da coordenadora do Centro de Memória, a professora e poeta Sônia Queiroz, para uma conversa sobre a exposição e sua concepção. Logo em seguida, às 19h, Bruna Kalil, Douglas de Oliveira, Iago Passos e Marina Alves apresentarão a performance poética Desespera.

Na quarta-feira, 7, das 13h às 18h, Ricardo Aleixo vai conduzir a oficina Escrever a voz, escutar a letra – poesia & caligrafia. Mais tarde, às 18h30, o artista receberá alguns amigos para a leitura-concerto. Às 19h, as poetisas Ana Martins Marques e Ana Elisa Ribeiro vão inaugurar os diálogos de oficina, em frente ao espaço expositivo do Centro de Memória.

A exposição tem acesso gratuito, As inscrições para as oficinas deverão ser feitas previamente por meio de formulários hospedados no site do Cememor, onde a programação do evento também está disponível. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-5108 ou pelo e-mail memoria.fale@gmail.com. Os participantes receberão certificados.

Com Setor de Comunicação da Faculdade de Letras