Notas Oficiais

Cepe manifesta-se contra redução do orçamento da educação

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão defende manutenção dos recursos para o financiamento das atividades da pós-graduação

Detalhe do espelho d´água do conjunto paisagístico da Reitoria, no campus Pampulha
Detalhe do espelho d´água que compõe o conjunto paisagístico da Reitoria, no campus Pampulha Marcílio Lana / UFMG

Apoio incondicional ao posicionamento do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Essa foi a tônica da moção divulgada, na tarde desta terça-feira, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFMG.

O Conselho Superior da Capes divulgou, na semana passada, ofício dirigido ao ministro da Educação. O documento externa a preocupação em relação aos “gravíssimos impactos para a pós-graduação, para a formação de profissionais da educação básica e para as ações de internacionalização, caso se concretize o corte de repasses previstos pelo MEC à Capes no ano de 2019”.

Na moção, o Cepe defende a “manutenção dos recursos necessários à Capes para o financiamento das atividades que lhe são afetas” e também se posiciona sobre a importância “da sanção presidencial da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2019 tal como aprovada pelo Congresso Nacional em julho de 2018.”

O documento destaca, ainda, que “a sanção da LDO 2019 é indispensável para que a educação universitária pública, de qualidade, inclusiva e relevante para o País se mantenha em condições de responder com competência e responsabilidade às demandas que lhe são apresentadas pela sociedade brasileira.” Leia o conteúdo da moção na íntegra.

Na semana passada, a professora Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG, já havia manifestado apoio apoio às preocupações da Capes. Para a dirigente, o momento é de união para “escapar dos impactos nefastos da chamada lei do teto de gastos".

Marcílio Lana