Semana do Conhecimento

Cerimônia de premiação encerra Semana do Conhecimento

Maior evento acadêmico da UFMG chega ao fim nesta sexta-feira após apresentação de cerca de três mil trabalhos

Segunda fase de apresentação de trabalhos de iniciação científica foi realizada na tarde de hoje, 19
Segunda fase de apresentação de trabalhos de iniciação científica, na Praça de ServiçosFoca Lisboa / UFMG

Após quatro dias de conferências, palestras, exposição de cerca de três mil trabalhos vinculados a atividades de ensino, pesquisa e extensão e uma série de espetáculos de dança, teatro, música e performance, será realizada nesta sexta-feira, 20, às 14h, no auditório da Reitoria, a cerimônia de premiação das melhores pesquisas, que vai marcar o encerramento a 26ª edição da Semana do Conhecimento.

Mais cedo, às 12h30, na Praça de Serviços, Glauco Mendes, que tocou por 18 anos na banda mineira Tianastácia e hoje integra a Pato Fu, apresentará seu trabalho solo FreeKeyz, fechando a programação de arte e cultura da Semana. Utilizando recursos eletrônicos, o músico mostrará sua arte rítmica com elementos do hip-hop, broken beats e jazz, além de gêneros dançantes como drum-and-bass e house.

Foram expostos 1.965 pôsteres de alunos de graduação na Semana de Iniciação Científica – realizada no dia 5 deste mês –, dos quais cerca de 160 foram selecionados na categoria Relevância Acadêmica para segunda fase de apresentação, realizada na tarde desta quinta, na Praça de Serviços, sob avaliação de Comitê Externo do CNPq. A mostra de Iniciação Científica Júnior exibiu 119 trabalhos de alunos de ensino médio, orientados por professores da UFMG.

Cerca de 160 trabalhos foram selecionados para segunda fase de apresentação, avaliada pelo Comitê Externo do CNPq
Cerca de 160 trabalhos foram selecionados para avaliação pelo Comitê Externo do CNPq Foca Lisboa / UFMG

Também compuseram a Semana apresentações de graduandos: 543 trabalhos relacionados de extensão universitária e 185 relacionados a atividades de ensino. Encerram a lista de apresentações cinco trabalhos produzidos pelos servidores técnico-administrativos em Educação e 11 do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa).

Na cerimônia de premiação desta sexta, entre os projetos selecionados na categoria de Relevância Acadêmica, 16 receberão menção honrosa. Além disso, grandes prêmios serão entregues aos autores de trabalhos das áreas de Ciências da Vida, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Humanidades e Tecnologias. Também serão premiados na mesma cerimônia projetos financiados por editais da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), nas linhas Ações Afirmativas e Apoio Acadêmico.

Maior evento acadêmico anual da UFMG, a Semana do Conhecimento é realizada neste ano sob o tema Matemática, diversidade, conhecimento, com a proposta de estimular uma reflexão sobre a diversidade da ciência produzida e compartilhada pela Universidade, em diálogo com diferentes setores da sociedade.

A equipe das redes sociais da UFMG produziu vídeos sobre alguns dos projetos apresentados no evento, como o das alunas Anaine Anikualo e Izamara Ferreira, integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexão dos Saberes/Indígenas; o da aluna de matemática Allana Ribeiro, sobre um quebra-cabeças conhecido como Cubo Soma, e os estudos da doutoranda em biologia celular Thaís de Mérici, sobre os efeitos do consumo de cafeína durante a gestação. Assista: