Institucional

Chamadas do Ieat para professores residentes e grupos de pesquisa continuam abertas

Propostas aprovadas serão desenvolvidos a partir de 2024

Fachada do prédio que sedia as atividades do Ieat, no campus Pampulha
Fachada do prédio que sedia as atividades do Ieat, no campus Pampulha Foto: Lucas Braga | UFMG

Os programas Professor residente e Grupos de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) estão recebendo inscrições. O primeiro, para seis vagas destinadas a professores e pesquisadores vinculados à UFMG. O segundo, para preenchimento de vagas destinadas a grupos de pesquisa de natureza transdisciplinar, já existentes ou que serão constituídos na Universidade.

Professores
O programa Professor residente estimula o desenvolvimento de projetos de pesquisa de cunho avançado e transdisciplinar. As inscrições devem ser feitas, até 22 de setembro, exclusivamente por meio do endereço eletrônico editais@ieat.ufmg.br.

Podem se candidatar docentes da UFMG em exercício, eméritos ou aposentados que atuem como voluntários na Universidade. Os participantes devem ter comprovada contribuição na formação de recursos humanos e produtividade em atividades de pesquisa. Os projetos poderão ser apresentados individualmente ou em conjunto por dois professores.

O resultado será divulgado até 30 de novembro. Os aprovados desenvolverão seus projetos de pesquisa de 1º de março a 31 de dezembro de 2024.

Mais informações estão disponíveis na página do Programa.

Grupos
O programa Grupos de pesquisa incentiva a aproximação de pesquisadores que desenvolvam trabalhos com potencialidade transdisciplinar, articulando temas das diferentes áreas do conhecimento. Os grupos a que se destina a chamada do Ieat devem ser caracterizados pela excelência dos pesquisadores e pelo caráter avançado dos trabalhos, dedicados aos desafios atuais do conhecimento.

As inscrições devem ser feitas, até 5 de outubro, pelo endereço eletrônico editais@ieat.ufmg.br. O resultado será divulgado até 15 de dezembro.

As indicações podem ser feitas por pesquisadores com vínculo permanente na UFMG, de reconhecida experiência científica. O grupo de pesquisadores deverá incluir professores da Universidade, permanentes, voluntários ou eméritos, atuando em pelo menos duas grandes áreas do conhecimento distintas – entre Humanidades, Letras e Artes, Ciências da Vida (incluindo Saúde) e Ciências da Natureza (incluindo Tecnologia), e poderá incorporar membros externos à Universidade.

Os grupos de pesquisa aprovados receberão apoio do Ieat pelo período de dois anos, a partir do primeiro semestre letivo de 2024.

Outras informações estão disponíveis na página do Programa.