Chapa formada por Sandra Goulart e Alessandro Fernandes é homologada

Atuais reitora e vice-reitor concorrerão a novo mandato; consulta à comunidade será no dia 11 de novembro

Sandra Goulart e Alessandro Fernandes:
Sandra Goulart e Alessandro Fernandes formam a única chapa inscrita no processo Foca Lisboa | UFMG

A chapa 1, formada por Sandra Regina Goulart Almeida e Alessandro Fernandes Moreira, foi homologada nesta terça-feira, dia 21, para participar da consulta à comunidade acadêmica que subsidiará a escolha do Reitorado da UFMG para a gestão 2022-2026. A reitora e o vice-reitor, que estão afastados de seus cargos desde o último dia 14, compõem a única chapa inscrita para a consulta, que será realizada no dia 11 de novembro.

Professora titular da Faculdade de Letras, Sandra Goulart Almeida foi vice-reitora na gestão 2014-2018. Ela preside a Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Na UFMG, foi diretora de Relações Internacionais de 2002 a 2006. É membro titular do Conselho Curador da Fapemig e suplente do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.

Alessandro Fernandes Moreira foi diretor da Escola de Engenharia (gestão 2014-2018) e vice-diretor da mesma unidade (2010-2014). Professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG, coordena, desde 2012, o Programa de Inovação para Educação em Engenharia (ENG200).

Realizada a cada quatro anos, a consulta à comunidade universitária subsidia o colégio eleitoral da UFMG na elaboração da lista tríplice que resultará na escolha dos nomes que comandarão a Universidade no quadriênio seguinte. Pela primeira vez, o processo será realizado exclusivamente por meio do Sistema de Consultas da UFMG, que possibilita o voto a distância. A ferramenta já é utilizada em eleições de diretores de unidades e de representantes para órgãos colegiados.

Debates
De acordo com o calendário da consulta, três debates entre os integrantes da chapa inscrita e a comunidade da UFMG estão agendados para os dias 20 e 27 de outubro e 3 de novembro.

As informações sobre normas, calendário e votação estão disponíveis no site da consulta.

Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, a professora Maria Elisa de Souza e Silva, presidente da Comissão Eleitoral, abordou os principais aspectos relacionados à consulta e sua principal novidade: o voto a distância.