Arte e Cultura

Chico Amaral apresenta show e faz pré-lançamento de livro sobre Milton Nascimento na UFMG

Duzentos exemplares serão vendidos nesta quarta, 21, na Feira do Livro; em seguida, músico apresenta o show Jazz Mineiro

Livro reúne discografia comentada
Livro reúne discografia comentada Reprodução

O livro A Música de Milton Nascimento, escrito por Chico Amaral e publicado pela Editora UFMG, terá pré-lançamento nesta quarta-feira, 21, durante a 9ª Feira Universitária do Livro da UFMG, na Praça de Serviços do campus Pampulha (Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627).

Além de escritor, Chico Amaral é músico, compositor e letrista. Foi também cronista dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense. No livro sobre a música do mineiro Milton Nascimento, Amaral assina dois ensaios e apresenta a discografia comentada. Na sinopse do livro, ele afirma:

“Se fosse apenas cantor ou compositor, Milton já estaria na história de nossa música, mas Milton não é tão fácil assim de ser estudado. Sua música, depois de análises, interpretações, entrevistas, não perde o frescor nem o encanto. Sempre há o que aprender com suas composições, a maioria delas. É música que demanda um esforço para o entendimento completo. É preciso lembrar que, via de regra, Milton não facilitou. Ao mesmo tempo, é música totalmente abraçada pelo gosto popular, arrastando multidões a cada apresentação, enchendo praças e teatros. Talvez por tratar-se, como ele mesmo diz referindo-se a Villa-Lobos, de uma música que veio dali mesmo, do modo de ser de nossa gente.”

Nesta terça-feira, 20, Chico Amaral falou sobre o lançamento e o show que integra o projeto Quarta Doze e Trinta em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-20-03-2018.mp3

No pré-lançamento, que ocorre a partir das 11h30, serão vendidos 200 exemplares da obra com 40% de desconto. Em seguida, às 12h30, Amaral apresenta o show Jazz Mineiro e promove sessão de autógrafos.