Ciclo Tempos Presentes propõe ‘defesa da universidade necessária’

Debate reunirá, nesta sexta, os professores José Murilo de Carvalho, Márcia Abrahão e João Antonio de Paula

Márcia Abrahão comanda a UnB desde novembro de 2016
Márcia Abrahão comanda a UnB desde novembro de 2016 Luis Gustavo Prado / Secom UnB

A UFMG retoma, nesta sexta-feira, 9, as atividades do ciclo de conferências Tempos Presentes. A mesa-redonda Em defesa da universidade necessária reunirá, a partir das 19h, na Escola de Arquitetura, a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, o historiador e professor José Murilo de Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o professor João Antonio de Paula, da Face. João Antonio também vai lançar o livro A presença do espírito de Minas: a UFMG e o desenvolvimento de Minas Gerais, em que faz um entrelaçamento da história do desenvolvimento do estado e da consolidação da Universidade.

Segundo o professor Ricardo Takahashi, assessor da Reitoria e responsável pela organização do ciclo, a universidade pública é, hoje, tema de um tenso debate social, provocado por mudanças na política brasileira, principalmente no âmbito do governo federal, que tem outra compreensão do papel dessa instituição. “Nesta edição, contaremos com a presença de uma reitora [Márcia Abrahão, da UnB], que vai expor a visão de alguém que está em outra instituição importante, e o professor José Murilo, um intelectual muitíssimo conhecido, que pensa o Brasil, interpreta a sua história e propõe questões para o futuro”, afirma Takahashi.

Os debatedores
Marcia Abrahão é graduada, mestre e doutora em Geologia pela Universidade de Brasília. Antes de assumir a Reitoria da UnB, foi pró-reitora de Ensino e diretora do Instituto de Geociências da Instituição.

José Murilo de Carvalho é graduado em Sociologia e Política pela UFMG, mestre e doutor em Ciência Política pela Stanford University. Foi professor da UFMG, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e docente visitante nas universidades de Stanford, California-Irvine e Notre Dame (Estados Unidos), Leiden (Holanda), London e Oxford (Inglaterra) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França).

João Antonio de Paula é graduado em Ciências Econômicas pela UFMG, mestre em Economia pela Unicamp e doutor em História Econômica pela USP. É professor titular do Departamento de Ciências Econômicas e do Cedeplar. Foi pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento e de Extensão da UFMG.

A entrada é gratuita, e não é necessária inscrição prévia. A participação nos eventos do ciclo pode ser aproveitada como atividade acadêmica complementar para os estudantes de graduação da UFMG. Eles devem fazer sua inscrição neste site e assinar a lista de presença para ter direito a certificado, que pode ser utilizado para aproveitamento de créditos.

Ultraneoliberalismo
Ainda neste mês, no dia 20, será realizada mais uma edição do ciclo. O professor Roberto Leher, que até julho foi reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vai falar sobre Universidades federais, ultraneoliberalismo autocrático e alternativas democráticas. Leher é professor titular da Faculdade de Educação (UFRJ) e desenvolve pesquisas no campo das políticas públicas em educação. Sua conferência será realizada no Centro de Atividades Didáticas 2, campus Pampulha, a partir das 9h30.