Pesquisa e Inovação

Cientista político de universidade norte-americana fala na UFMG sobre liderança presidencial e eleições nos EUA

George Edwards III: compreensão do desempenho de presidentes e governos
George Edwards III: compreensão do desempenho de presidentes e governos Arquivo Pessoal

Autor de extensa e reconhecida obra na área de estudos presidenciais, o cientista político George Edwards III, professor na Texas A&M University, estará na UFMG nos próximos dias 22 e 23, quinta e sexta-feira. O especialista participará de duas atividades, ambas organizadas pelo grupo Executives, Presidents and Cabinet Politics, do Centro de Estudos Legislativos (CEL-DCP/UFMG).

A primeira delas é o workshop Predicting the presidency: the nature of presidential leadership, que será realizado na quinta, 22, a partir das 14h, no Auditório Professor Baesse, na Fafich. Na sexta-feira, o professor vai proferir a conferência Who will be the new US president and what (s)he can do?, às 14h, no auditório I da Face. As palestras, abertas ao público, serão ministradas em inglês.

Os trabalhos de George Edwards III tornaram-se paradigmáticos na área de estudos presidenciais já na década de 1970. Uma de suas principais contribuições é a introdução de uma agenda de pesquisas que confere menos peso aos atributos individuais dos presidentes.

O especialista desenvolveu teoria que trata da liderança presidencial, conceito que se contrapõe à capacidade individual de persuasão, então hegemônica na literatura especializada. Suas análises focam na importância desse aspecto para a compreensão do sucesso ou do fracasso de presidentes e governos na aprovação de suas agendas legislativas.

Por sua contribuição aos estudos políticos, George Edwards III recebeu o título de professor distinto da Texas A&M University, à qual está vinculado, e da Universidade de Oxford. Ao longo de sua carreira, publicou 25 livros sobre a política americana. Ele também é editor do jornal Presidential Studies Quarterly e editor geral da série Oxford Handbook of American Politics.

Outras informações sobre o evento e o grupo Executives, Presidents and Cabinet Politics estão disponíveis neste site.