Notícias Externas

Cine Humberto Mauro exibe mostra dedicada ao ator e cineasta Clint Eastwood

‘CLINT’ conta com uma curadoria que expressa as transformações e nuances mais marcantes da filmografia e carreira do diretor

Até o dia 6 de março, com entrada gratuita, a mostra revê obra de Clint Eastwood
Até o dia 6 de março, com entrada gratuita, a mostra revê obra de Clint Eastwood Divulgação/Fundação Clóvis Salgado

A partir desta sexta-feira, 4, até o dia 6 de março, a  Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, apresenta a mostra CLINT, que exibe filmes de grande relevância na carreira de Clint Eastwood. Com mais de 60 anos de carreira, Clint Eastwood é marcado por suas célebres atuações em clássicos faroestes, principalmente de anti-heróis carismáticos. Além de ator, Clint também é diretor e, aos 91 anos, continua ativo, inclusive como produtor e compositor. A programação da mostra passa por todas as fases da carreira do cineasta e conta com produções bem aclamadas como Menina de Ouro, As Pontes de Madison, Gran Torino, Sniper Americano, Sobre Meninos e Lobos e muitos outros. 

Para mais detalhes sobre a mostra CLINT, o programa Noite Ilustrada desta quarta-feira, 3, recebeu Bruno Hilário, gerente do Cine Humberto Mauro, especialista e amante do cinema, um dos curadores da mostra. O convidado contou que criou mais proximidade com o trabalho de Clint Eastwood na medida em que seu trabalho como ator nos teatros se intensificou, o que o permitiu identificar uma especificidade nos filmes do cineasta. Para o gerente, Clint tem uma figura construída para além do cinema, tornando sua trajetória divertida. É possível acompanhar a história da transição do cinema moderno para o contemporâneo a partir da carreira do ator.

O entrevistado explicou como foi elaborada a programação e curadoria, pensada de acordo com um percurso que demonstra a fragilidade dos personagens de Clint e as particularidades da construção de heróis vulneráveis e marginalizados, em busca de refletir a capacidade do cineasta de transitar por diferentes gêneros e personagens. “Imagina essa figura forte, essa persona cinematográfica forte, encontrando essas nuances. Talvez, de todos esses cineastas que se dirigiram, ou que construíram essa figura, ele conseguiu ir muito longe”, refletiu o programador.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

CLINT’ fica em exibição até o dia 6 de março, com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos durante o horário de funcionamento da bilheteria do Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro, Belo Horizonte), no dia de cada sessão, com lotação máxima do cinema de 133 lugares, além de quatro espaços reservados para cadeirantes. A programação completa pode ser encontrada no site do Palácio das Artes

Para participar, é importante manter os cuidados de prevenção contra a covid-19: lavar ou higienizar as mãos com álcool em gel sempre que possível, manter distanciamento de outras pessoas, não participar de aglomerações e usar máscara durante todo o tempo, cobrindo nariz e boca. Para seguir avançando no enfrentamento ao vírus e garantir a segurança nos eventos presenciais, é preciso que todos façam a sua parte.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória