Arte e Cultura

CineClássico fecha programação do mês com exibições de faroeste e aventura

As minas do rei Salomão venceu o Oscar nas categorias de melhor fotografia colorida e melhor montagem
As minas do rei Salomão venceu o Oscar nas categorias de melhor fotografia colorida e melhor montagem Fotos: divulgação

Para encerrar a programação de setembro da seleção CineClássico, o projeto CineCentro, do Centro Cultural UFMG, projeta nesta semana duas produções americanas das décadas de 1940 e 1950. Hoje, 27, será exibido As minas do rei Salomão, produção de 1950 dirigida por Compton Bennett e Andrew Marton. Na quinta, será a vez do faroeste O galante aventureiro, realizado em 1940 por William Wyler. As sessões têm início às 19h, com entrada gratuita e classificação livre.

No clássico As minas do rei Salomão, Elizabeth Curtis (interpretada por Deborah Kerr) contrata o guia Allan Quartermain (Stewart Granger) para ajudá-la a achar o marido, que desapareceu quando tentava localizar as lendárias minas do rei Salomão. Com auxílio de seu irmão John Goode (Richard Carlson), eles partem em um safári para tentar localizar o explorador desaparecido.

Cole Harden é interpretado por Gary Cooper
Cole Harden é interpretado por Gary Cooper Divulgação

Em O galante aventureiro, Cole Harden, interpretado por Gary Cooper (foto), é acusado de ser um ladrão de cavalos e acaba condenado à forca pelo implacável juiz Roy Bean (Walter Brennan). Na tentativa de adiar sua execução, Harden alega ser amigo da atriz Lily Langtry (Lilian Bond), que o juiz admira muito. Porém, o conflito se intensifica quando Harden passa a defender um grupo de donos de terra pressionados por Roy Bean.

O Centro Cultural UFMG fica na Avenida Santos Dumont, 174.