Notícias Externas

Cinquentenário do Prêmio Nobel de Pablo Neruda é tema de entrevista no Universo Literário

Professora da UFMG Adriane Aparecida Vidal Costa falou sobre o poeta chileno em conversa com Michelle Bruck

Pablo Neruda, em 1963
Pablo Neruda, em 1963 Domínio público

O escritor Pablo Neruda é conhecido como o poeta nacional do Chile e também como um dos maiores nomes da literatura em espanhol. Neruda se destacou como escritor quando tinha apenas 13 anos e ficou conhecido por escrever em uma variedade de estilos e temáticas, de poemas de amor a épicas, manifestos e prosas. Além disso, também teve uma reconhecida carreira na diplomacia e na política. 

Neste ano, completam-se 50 anos desde que Neruda ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, em 1971. O poeta foi apenas o segundo escritor da América Latina a receber a honraria, após a também chilena Gabriela Mistral. 

Em reconhecimento a essa relevante conquista, o programa Universo Literário desta sexta-feira, 16, convidou a professora da UFMG Adriane Aparecida Vidal Costa, para conversar com a apresentadora Michelle Bruck, sobre a vida e a obra do poeta Pablo Neruda.

"Pablo Neruda é talvez um dos poetas mais expressivos, no contexto da literatura e da poesia latino-americana do século 20. Junto com outros poetas chilenos, como Vicente Huidobro e Pablo de Rokha, fundou um movimento vanguardista na poesia chilena. Ele tem essa expressividade no contexto chileno e, ao mesmo tempo, tem também uma expressividade na literatura da América Latina, porque a criação dele tem diversos momentos: o romântico, vanguardista, o surrealista, o realista-social, o épico, o autobiográfico e o popular", afirmou.

Produção: Carlos Ortega e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória