Extensão

Circuito Cultural UFMG promove espetáculos e conversas sobre relações entre arte e saúde mental

Programação começa nesta quarta, 12, e será transmitida pelo YouTube

...
Gabriel Nogueira e Deborah de Oliveira, em atividade do projeto Arte e Diferença, da UFMGWenderson Fernandes / Divulgação

Na próxima quarta-feira,12 de maio, o Circuito Cultural UFMG vai dar início ao ciclo Arte e saúde mental. A programação prevê lives, rodas de conversa, espetáculos e sessões comentadas com especialistas, artistas e grupos que atuam na interseção entre arte, cuidado com a saúde mental e resgate da cidadania de pessoas com sofrimento mental.

A iniciativa da Diretoria de Ação Cultural (DAC) conta com a parceria do Comitê Permanente de Saúde Mental e da Rede de Saúde Mental da UFMG. As atividades serão transmitidas pelo canal da DAC no YouTube. Os participantes terão direito a certificado, e não há necessidade de inscrição prévia.

A abertura será às 19h do dia 12, com a roda de conversa Experiências em arte e saúde mental nas universidades. Representantes da UFMG e das federais da Bahia (UFBA) e do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) trocarão ideias com mediação do ator e professor de teatro Roberson de Sousa Nunes, do Centro Pedagógico da UFMG. Participarão a professora de Dança da UFMG Anamaria Fernandes, uma das coordenadoras do projeto Arte e Diferença, que tem foco na criação artística acessível, a psicóloga, atriz e mestre em Artes Cênicas Renata Berenstein, que vai falar sobre a Rede Gerar de Economia Solidária em Saúde Mental – projeto de extensão da UFBA que promove a inserção social de pessoas em situação de intenso sofrimento psíquico –, e a estudante e atriz Lorena Gonçalves Lima, que vai apresentar a experiência da Oficina de Teatro Circulando, da UniRio, dedicada a jovens autistas e psicóticos e seus familiares, no campo da dança, do movimento e da terapia.

Peter Pélbart:
Peter Pélbart: experiência do trabalho profissional em teatro com usuários dos serviços de saúde mentalDivulgação

Diálogos, filme e espetáculo
Múltiplas atividades vão abordar a temática sob diferentes ângulos. Ao longo da Semana de Saúde Mental da UFMG, entre os dias 18 e 21 de maio, quatro coletivos vão compartilhar suas trajetórias, retratando como a expressão por meio da arte beneficia a saúde mental de seus integrantes. Os vídeos serão lançados diariamente, sempre ao meio-dia. No Dia da Luta Antimanicomial, 18 de maio, o ciclo Arte e saúde mental vai receber o filófoso Peter Pál Pelbart, numa conversa mediada pelo pesquisador de teatro e performance Cassiano Sidow Quilici. Eles vão abordar as relações da arte com a saúde mental, com base na experiência estética e poética da Cia Teatral Ueinzz, uma das pioneiras no país no trabalho profissional em teatro com usuários de saúde mental.

No dia seguinte, 19 de maio, será transmitido ao vivo o espetáculo teatral Porco solidão, que trata da condição transitória e solitária do ser humano frente a situações que escapam ao seu controle. Na quinta, dia 20, será a vez da sessão comentada do curta Milton Freire – um grito além da história, com participação do diretor Victor Abreu. A programação segue na última semana do mês, com duas rodas de conversa. No dia 26, serão apresentados relatos de experiências de organizações que atuam na luta antimanicomial por meio da arte. No encerramento do ciclo, dia 28, atrizes de espetáculos que retratam mulheres em sofrimento mental vão pôr em discussão o tema da loucura em cena. Esta é a agenda do evento:

12 (quarta), às 19h
Roda de conversa Experiências em arte e saúde mental nas universidades
Anamaria Fernandes, do Projeto Arte e Diferença (UFMG), Renata Berenstein, da Rede Gerar (UFBA), e Lorena Gonçalves Lima, da Oficina de Teatro Circulando (UniRio)
Mediação de Roberson Nunes (Centro Pedagógico da UFMG)

18 (terça), às 19h30
Criação e saúde mental: uma conversa com Peter Pál Pelbart, com mediação de Cassiano Sidow Quilici

...
Cena de 'Porco solidão', que será exibida ao vivo no dia 19 Roberson Nunes / Divulgação

19 (quarta), às 19h
Espetáculo Porco solidão – teatro virtual ao vivo
Cocriação de Jeane Doucas, Marcelo Miyagi e Roberson Nunes

20 (quinta), às 19h
Sessão comentada do curta-metragem Milton Freire – um grito além  da história
Com a presença do diretor do filme, Victor Abreu, que participará de chat com o público via Zoom. O link será divulgado no dia 20, nos perfis da DAC no Instagram e no Facebook (@culturaufmg) 

18 a 21 (terça a sexta), às 12h
Sessão Vivências artísticas, com coletivos convidados
18 - Academia Transliterária
19 - Trem Tan Tan
20 - Irmãos Mamedes
21 - Meninas de Sinhá

26 (quarta), às 19h
Roda de conversa Arte e afeto: vivências sob a perspectiva da luta antimanicomial
Projetos convidados: Centro de Convivência Arte do Ser (Rio Branco/AC), Companhia Girassol (BH/MG), Ponto de Cultura Loucura Suburbana, do Instituto Nise da Silveira (Rio de Janeiro/RJ)
Mediação de Dissonante – experiências em arte e saúde mental

28 (sexta), às 19h
Baixo Centro En[cena] apresenta roda de conversa Elas por elas em cena: a loucura em questão
Atrizes convidadas: Kelly Crifer (Ensaio para a Senhora Azul), Ana Régis (Peixes) e Ângela Mourão (Olympia)
Mediação de Marcos Alexandre (UFMG)

Com assessoria de imprensa da DAC