Pesquisa e Inovação

Designer formada pela UFMG cria semijoias em 3D

Coleção obteve registro de desenho industrial, modalidade de proteção da propriedade intelectual

A designer Emanuele Santiago desenvolveu uma coleção de semijoias como trabalho de conclusão do curso de Design da UFMG. A técnica utilizada por ela obteve registro de propriedade intelectual no fim de 2020 e agora só pode ser reproduzida por terceiros mediante licença. A coleção Nara, composta de colar, dois conjuntos de brinco e anel, pulseira e acessório para cabelo, apresenta peças em 3D. 

De acordo com Emanuele, a ideia foi criar um produto com uma montagem diferente da que normalmente é encontrada no mercado, já que as joias decorrentes do processo de fotocorrosão são chapadas. O trabalho foi defendido em 2018, e o registro de propriedade intelectual, obtido em dezembro de 2020. 

De acordo com o orientador do projeto, Marcelo Pinto, que é professor do Departamento de Tecnologia do Design, o processo de registro e licenciatura é importante para que o projeto seja protegido e passe a ser propriedade do autor e da UFMG. Inicialmente, a coleção seria registrada como propriedade intelectual. Entretanto, foi solicitado o registro de desenho industrial por causa da expectativa de que a coleção gere valor tanto para o setor quanto para a Universidade. 

Detalhes da coleção são mostrados neste vídeo da TV UFMG.


Equipe: Maria Carolina Martins (produção), Marcelo Duarte (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)