Notícias Externas

Coletivo Margem apresenta espetáculo ‘SAL’ no Galpão Cine Horto

Dramaturgia aprofunda investigação sobre a relação entre teatro e música, manipulando relações de espaço e tempo através do som

As atrizes Sâmylla Aquino e Gabriela Fernandes interpretam as protagonistas da peça, uma mulher que se atira de um transatlântico e uma navegadora solitária
As atrizes Sâmylla Aquino e Gabriela Fernandes interpretam as protagonistas da peça, uma mulher que se atira de um transatlântico e uma navegadora solitária Igor Cerqueira/Divulgação

Está no ar a temporada de pré-estreia do espetáculo SAL, nova criação do Coletivo Margem, no Galpão Cine Horto. Reunindo elementos do realismo fantástico, a narrativa acompanha duas mulheres que navegam em alto-mar em direção a um lugar desconhecido.  Num cenário composto por um grande veleiro, a peça explora a jornada de autoconhecimento e busca por liberdade das duas personagens. A peça, fruto do desdobramento de uma cena curta desenvolvida pelo coletivo em 2018, conta com a direção de Rita Clemente, reconhecida no cenário das artes por trabalhar o diálogo entre teatro e música. 

O programa Expresso 104,5 desta quinta-feira, 2, recebeu a atriz e pesquisadora do Coletivo Margem Gabriela Fernandes para falar sobre a pré-estreia do espetáculo SAL e suas investigações. A convidada revelou que a questão do gênero atravessa a narrativa de maneira significativa, já que a proposta era falar sobre questões que acometem a mulher enquanto tal. As protagonistas são duas mulheres que, apesar de muito diferentes, encontram uma ligação na busca pela liberdade e reconexão com o próprio ser. 

Fernandes contou que, para trabalhar com o universo fantástico, era necessário trazer um pano de fundo do real, que oferece apoio tanto para a peça quanto para o público. “A partir daí, se você tem uma camada real, plausível, possível, vamos dizer assim, no mundo real, a gente pode brincar da forma que a gente quiser. Então foi com esse entendimento que a gente foi produzindo. Tem o universo fantástico que nos leva, mas tem elementos que nos aterram, que nos trazem pro chão”, avaliou a atriz.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

O espetáculo SAL, protagonizado por Gabriela Fernandes e Sâmylla Aquino, é apresentado até o domingo, dia 5, a partir das 20h, no Galpão Cine Horto. O endereço é Rua Pitangui, 3613, bairro Horto. Os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Sympla. Mais informações na conta do Coletivo Margem no Instagram.

A Rádio UFMG Educativa reforça que a recomendação dos cuidados de prevenção contra a covid-19 deve ser seguida: usar sempre a máscara da maneira correta, evitar aglomerações e manter a higienização das mãos.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas