Formas de Ingresso

Coltec lança processo seletivo para cursos técnicos subsequentes

Inscrições vão de 25 de novembro a 12 de dezembro; seleção passará a ser feita por meio de avaliação de currículo e de carta de intenções

Estudantes em atividade em laboratório do Coltec
Estudantes em atividade em laboratório do Coltec Foto: Zé Du | Coltec UFMG

As inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos subsequentes do Colégio Técnico (Coltec) da UFMG serão abertas no dia 25 de novembro e poderão ser realizadas até 12 de dezembro. São 72 vagas disponíveis, divididas igualmente entre as formações em Biotecnologias e Desenvolvimento de Sistemas. Elas são ministradas no período noturno e têm duração de até dois anos. Para concorrer, o candidato deverá ter concluído o ensino médio ou curso equivalente.

A seleção, que antes era feita por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dessa vez ocorrerá em duas etapas: avaliação curricular do candidato, com base na ficha barema (na qual são indicados os critérios de avaliação e pontuação), disponível no edital, e envio de carta de intenções.

Para a inscrição, é necessário realizar o pagamento de taxa de R$ 35. Também é possível solicitar isenção de taxa entre os dias 25 e 29 de novembro, conforme instruções contidas no edital.

Sobre os cursos
O curso técnico de Biotecnologia, com ênfase em Análises Clínicas, objetiva formar profissionais de nível técnico de excelência que tenham aptidão para desenvolver suas atividades profissionais em indústrias farmacêuticas, médicas ou veterinárias. Os egressos poderão atuar na produção de imunobiológicos, como vacinas, diluentes e kits de diagnóstico de diversas doenças infecciosas ou não infecciosas.

O curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em Programação de Dispositivos Móveis, forma profissionais capazes de desenvolver programas de computador para dispositivos móveis, seguindo as especificações e paradigmas da lógica e das linguagens de programação. Os participantes serão preparados para utilizar ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados, além de realizar testes em programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados.

Outras informações estão disponíveis no site da Comissão Permanente de Vestibulares (Copeve).