Institucional

Com artigos e perfis, Revista Diversa celebra 95 anos da UFMG

Primeiros textos da edição estão publicados no site dedicado às comemorações

Selo comemorativo dos 95 anos da UFMG
Selo comemorativo dos 95 anos da UFMG Criação: Cedecom UFMG

A Revista Diversa publicará, nos próximos meses, uma série de artigos, perfis e conteúdos jornalísticos alusivos aos 95 anos da UFMG. A edição, que irá ao ar gradualmente, ficará hospedada no site comemorativo e deverá ganhar uma versão impressa quando estiver consolidada. Os três primeiros textos foram publicados nesta segunda-feira, dia 19.

A proposta desta edição especial é retratar parte da história da Universidade por meio de personagens que contribuíram para a sua construção e de reflexões sobre temas que lhe são caros, como inovação, a educação básica, inclusão e ações afirmativas e a cultura como dimensão acadêmica e transversal.

Primeiros conteúdos
No artigo A Universidade, as cidades e aposta civilizatória, o professor Maurício Campomori, diretor da Escola de Arquitetura, reflete sobre a influência da academia sobre a vida dos centros urbanos e mostra que ela vai além da presença física. “É natural imaginar que a presença da UFMG em Minas Gerais seja especialmente marcante nas cidades onde estabeleceu seus campi e infraestruturas de apoio a suas atividades acadêmicas presenciais, mas é importante lembrar que a Universidade também se destaca em todos os lugares onde repercutem as atividades que desenvolve em suas várias áreas de atuação, seja no campo científico, seja no campo cultural.”

O professor Carlos Roberto Jamil Cury, emérito da UFMG, é tema do perfil A epopeia de Beto, escrito pela repórter Alessandra Ribeiro. Beto, como é conhecido pelos colegas e amigos, é católico, admirador do cinema francês e uma das referências brasileiras nos campos da educação laica e do direito à educação. Paulista de São José do Rio Preto, cidade fundada por mineiros, Cury construiu uma bem-sucedida carreira de 22 anos na UFMG. “Tenho-a comigo como minha alma mater, e toda a preocupação que envolve as universidades públicas me toca, porque toca a UFMG”, afirma.

Outra educadora, a professora Magda Becker Soares, que completou 90 anos em 7 de setembro último – no mesmo dia do aniversário de 95 anos da UFMG – foi homenageada em cartas escritas por professores da educação básica, alunos da graduação e da pós-graduação, orientandos de mestrado e de doutorado, autores de livros didáticos, jornalistas, bibliotecários, pesquisadores, colegas e amigos que tiveram sua trajetória impactada pelo trabalho da professora. Os textos estão reunidos no e-book Cartas para Magda, editado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação, e trechos delas são a base da reportagem ‘Sou cotidianamente inspirada por você’, de Ewerton Martins Ribeiro, em que relata as contribuições dessa legatária do pensamento de Paulo Freire.  

Imagens
O designer Marcelo Lustosa, do Cedecom UFMG, é autor das imagens que ilustram o artigo do professor Maurício Campomori. O bolsista Gabriel Lisboa, estudante do curso de Artes Visuais da Escola de Belas Artes, desenhou os retratos de Carlos Jamil Cury e de Magda Becker Soares.