Arte e Cultura

Com bolo, concerto e piquenique cultural, 'Domingo no campus' celebra os 95 anos da UFMG

Evento ocorrerá em 4 de setembro, com transmissão pela Rádio UFMG Educativa, que faz aniversário no dia seguinte

Crianças se divertem com massinhas e componentes da eletrônica na última edição do Domingo no campus, no dia 5 de junho
Crianças se divertiram com massinhas e componentes eletrônicos na última edição do 'Domingo no campus', no dia 5 de junho Foca Lisboa | UFMG

A 18ª edição do Domingo no campus será realizada no próximo dia 4, das 9h às 13h. Além de dezenas de atrações de lazer, esporte, arte e cultura, será prestada uma homenagem aos 95 anos da UFMG, em frente ao prédio da Reitoria. O Ars Nova — Coral da UFMG fará apresentação, e um bolo de aniversário será compartilhado.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público geral. A programação inclui oficinas de percussão, bordado livre, origami, fotografia e educação ambiental, além do tradicional projeto Tô de boa, tô no campus.

O público ainda poderá participar de atividades como feira agroecológica, xadrez, caminhada, roda de capoeira, ultimate frisbee, programa Estação Ecológica e feira de adoção de animais. Após o intervalo de três anos, o Espaço Inclusivo Praia retorna à agenda do evento.

Grafite e rádio
Domingo no campus terá também intervenção da artista visual e grafiteira Raquel Bolinho, piquenique musical do Grupo Bambulha, shows do grupo Arequipa e de Alan da Silva Melo e inauguração da exposição Memória moderna: coleção Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade.

Todas as atividades vão ocorrer nas áreas abertas do campus, no entorno de pontos de referência como a Reitoria, a Praça de Serviços, a Escola de Música e a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

A Rádio UFMG Educativa, que completa 17 anos no dia 5 de setembro, vai transmitir o evento das 10h às 12h, no âmbito do programa Manhã musical. Repórteres da emissora espalhados pelo campus vão entrevistar participantes e os organizadores das principais atrações. Ouça a chamada.

Conexão com a cidade
O Domingo no campus abre os espaços ao ar livre dos campi da UFMG para que as comunidades interna e externa possam usufruir de atividades de lazer, esporte, arte e cultura.

Depois de três anos de interrupção – em razão de restrições orçamentárias e, posteriormente, da pandemia de covid-19 –, o evento voltou a reunir a comunidade da UFMG e a população de Belo Horizonte no campus Pampulha, no último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão