Formas de Ingresso

Com foco no desenvolvimento regional, mestrado em Sociedade, Ambiente e Território tem inscrições abertas

Nota 4 na Capes, curso oferecido pela UFMG e pela Unimontes em Montes Claros dispõe de 22 vagas, com ingresso em 2023

Estudos sobre povos tradicionais são desenvolvidos no mestrado em Sociedade, Ambiente e Território Foto: Amanda Lélis | UFMG

Estão abertas, até 13 de janeiro de 2023, as inscrições para o curso de mestrado em Sociedade, Ambiente e Território (SAT), ofertado de forma associada pela UFMG e pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). São oferecidas 20 vagas, quatro delas reservadas a pessoas autodeclaradas negras, de acordo com o edital regular. No mesmo período, também estarão abertas as inscrições para a seleção de um candidato indígena e uma pessoa com deficiência, conforme edital suplementar.

A inscrição deve ser feita por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site do SAT. O candidato também deve anexar ao formulário os documentos previstos nos editais, de acordo com a modalidade pretendida. A taxa de inscrição é de R$188,94, e o pagamento deverá ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Os pedidos de isenção da taxa de inscrição devem ser feitos até 11 de janeiro à Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

Seleção
O processo seletivo será constituído de quatro etapas, realizadas remotamente: avaliação do Currículo Lattes, avaliação escrita de conhecimentos específicos (a bibliografia está indicada no edital), arguição oral com base na avaliação escrita de conhecimentos específicos e na bibliografia indicada no edital e entrevista. A prova escrita será realizada por meio da ferramenta Google Forms. A prova oral e a entrevista serão feitas pela plataforma MS Teams.

O resultado final, com as respectivas notas atribuídas em cada uma das etapas, será divulgado em 6 de fevereiro de 2023, a partir das 18h, no site do curso.

O curso
Nota 4 na mais recente avaliação da Capes, o mestrado tem duração de dois anos e conta com professores do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) e do campus Pampulha, em Belo Horizonte, além de docentes do campus Darcy Ribeiro, da Unimontes. A formação é destinada a graduados em cursos superiores, sem distinção de área.

São duas linhas de pesquisa: Sociedade e ambiente e Território e desenvolvimento. Elas têm resultado em estudos sobre semiárido, recursos naturais, urbanização, populações tradicionais, moradia, entre outros temas relacionados ao desenvolvimento regional.

Com Cedecom Montes Claros