Com leituras contemporâneas, seminário celebra 200 anos da imprensa em Minas

Professores da UFMG assinam curadoria do evento, que reunirá na Academia Mineira de Letras, na próxima semana, jornalistas e pesquisadores de diferentes disciplinas e regiões

Primeira página da quinta edição do Compilador Mineiro
Primeira página da quinta edição do Compilador Mineiro Imagem: Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional

Celebrar e debater o papel crucial da imprensa para o desenvolvimento de Minas Gerais é a motivação do seminário Compilador Mineiro, 200 anos, que será realizado na Academia Mineira de Letras, nos dias 30 e 31 de outubro, segunda e terça-feira. Fundado pelo padre e artista visual José Joaquim Viegas de Menezes, o Compilador Mineiro foi o primeiro periódico redigido e impresso na província de Minas Gerais, no ano de 1823.

O seminário vai reunir jornalistas e pesquisadores para duas conferências e quatro mesas de debate sobre temas como História e historiografia da imprensa e da leitura em Minas Gerais, Arquivos, acervos e digitalização de periódicos impressos e Mídia, indústria cultural e sociedade. A curadoria é dos professores da UFMG Bruno Martins, Elton Antunes, Nísio Teixeira e Phellipy Jácome, todos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Comunicação Social e pesquisadores de temas relacionados ao jornalismo mineiro.

A participação é gratuita, e o encontro será acessível para pessoas surdas, por meio da interpretação em Libras. Os inscritos presentes receberão certificado de participação.

Diferentes disciplinas e regiões
O bicentenário do Compilador Mineiro será celebrado reunindo jornalistas e pesquisadores de diferentes regiões de Minas e áreas do conhecimento – comunicação, literatura, história – para discutir, com base em leituras contemporâneas, múltiplos aspectos relacionados à história da imprensa no estado.

As duas conferências estarão a cargo do professor emérito da UFMG Jacyntho Lins Brandão, membro da AML – com o tema Contribuição para a história da imprensa em Minas: o caso de Diamantina –, e de Maria Marta Martins de Araújo, da Fundação João Pinheiro, que vai abordar Independência e imprensa periódica em Minas Gerais.

Participarão das mesas professores e pesquisadores da Fafich, da Faculdade de Letras, da Faculdade de Educação e da Escola de Belas Artes da UFMG, aos quais se juntarão pesquisadores vinculados à Unimontes e às universidades federais de Ouro Preto, Viçosa, São João del-Rei e Juiz de Fora. Uma das pautas escolhidas pela curadoria está relacionada à importância de mobilizar os arquivos para ampliar as possibilidades metodológicas e de abordagem da história da imprensa e do jornalismo em Minas Gerais.

Phellipy Jácome, um dos curadores do seminário, lembra a dificuldade de gerar história sobre a imprensa mineira, uma vez que a historiografia sempre privilegiou metrópoles como o Rio de Janeiro. “O seminário contribui para resgatar outras histórias de brasilidades. Isso se justifica ainda mais porque o século 19 foi fundamental para a formação da identidade nacional e das identidades provincianas. Em Minas, criaram-se outros tipos de relações econômicas e sociais, outras relações identitárias”, afirma o professor da Fafich.

Após a conferência da terça-feira, serão lançados os livros Minas impressas: os tardios jornais mineiros (Literíssima Editora), de Jairo Faria Mendes, e Imprensa de Ouro Preto no século 19 (Editora Liberdade), de Maria Francelina Silami Ibrahim Drummond.

As inscrições devem ser feitas no site da Academia Mineira de Letras, onde também podem ser obtidas mais informações. O evento será realizado na sede da AML (Rua da Bahia, 1.466 – Centro, BH).

30 de outubro, segunda-feira

14h às 15h – Conferência de abertura
Contribuição para a história da imprensa em Minas: o caso de Diamantina
Jacyntho José Lins Brandão (UFMG e AML)
Mediador: Paulo Bernardo Ferreira Vaz

15h às 16h30 – Mesa 1
Arquivar, criticar, descolonizar: práticas e pesquisas
Ana Utsch (EBA-UFMG)
Constância Lima Duarte (Fale-UFMG)
Mônica Yumi Jinzenji (Fae-UFMG)
Emerson Eller (Univale)
Mediação: Bruno Martins

16h30 às 17h – Intervalo

17h às 18h30 – Mesa 2
Fabulações críticas em arquivos e acervos
Maria Francelina Ibrahim Drummond (Editora Liberdade)
Frederico Tavares (Ufop)
Bárbara Figueiredo Souto (Unimontes)
Mediação: Phellipy Jácome

31 de outubro, terça-feira

14h às 15h30 – Mesa 3
Ritmos do cotidiano
Marcelino Rodrigues da Silva (Fale-UFMG)
Rogério Arruda (UFVJM)
Débora Costa (UFMG)
Mediação: Nísio Teixeira

15h30 a 17h – Mesa 4
De jornais e de jornalismos
Jairo Faria Mendes (UFSJ)
Christina Ferraz Musse (UFJF)
Luiz Gustavo Santos Cota (UFV)
Mediação: Phellipy Jácome

17h a 17h30 – Intervalo

17h30-18h30 – Conferência de encerramento
Independência e imprensa periódica em Minas Gerais
Maria Marta Martins de Araújo (Fundação João Pinheiro)
Mediador: Elton Antunes

18h30 – Lançamento de livros
Minas impressas: os tardios jornais mineiros (Literíssima Editora), de Jairo Faria Mendes

Imprensa de Ouro Preto no século 19 (Editora Liberdade), de Maria Francelina Silami Ibrahim Drummond

Parceiros
O encontro é resultado de parceria entre a Academia Mineira de Letras, o Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (Fafich), a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e os grupos da UFMG Ex-Press – Grupo de pesquisa em historicidades das formas comunicacionais, Escutas – Grupo de pesquisa e estudos em sonoridades, comunicação, textualidades e sociabilidade e Temporona – Coletivo de ações em temporalidades e narrativas.

A atividade ocorre no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

Com Assessoria de Imprensa da Academia Mineira de Letras