Arte e Cultura

Lançada nova edição da Revista UFMG, com o tema ‘Migrações’

Onze artigos do volume abordam aspectos como história, cultura, idioma e geologia

Crise dos refugiados é discutida pela articulista Leticia Rossi
Em um dos textos da coletânea, crise dos refugiados é discutida por Leticia Rossi BrigagãoRomério Cunha / Flickr

Interpretações que permeiam a temática das migrações, incluindo particularidades naturais e artísticas, além do compartilhamento de visões de mundo e saberes, que se desdobram na discussão sobre o respeito às diferenças, estão presentes na edição de número 25 da Revista UFMG, disponível para download neste link.

O volume é composto de 11 artigos assinados por especialistas de múltiplas áreas, da UFMG, de outras instituições brasileiras e do exterior. No campo da geologia, o artigo Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura, de autoria dos professores Roberto Célio Valadão (UFMG) e José Sílvio Silveira (Centro Universitário de Sete Lagoas), discute a migração da água em subsuperfície.

O artigo do doutorando em Literatura Alemã Rafael Humberto Silveira, da Universidade Friedrich Schiller, intitulado A salvação da língua: a narrativa como pátria em Die gerettete Zunge, de Elias Canetti, analisa a função da língua e da literatura como elementos da construção de uma identidade transnacional e multilíngue.

A mensuração da migração internacional no Brasil, a crise mundial dos refugiados e a nova lei nacional de migração, promulgada em 2017, também estão entre os assuntos tratados pela publicação.

A Revista UFMG é uma publicação semestral da Universidade e tem o objetivo abordar temáticas específicas, numa perspectiva interdisciplinar, podendo divulgar também resultados de pesquisas e de produções teóricas e artísticas diversas.