Arte e Cultura

Com participação da UFMG, projeto reunirá em muros pinturas sobre ‘Ulysses’, de James Joyce

Concurso promovido pela embaixada da Irlanda selecionará interpretações artísticas sobre os 18 capítulos do livro, cuja primeira edição está completando 100 anos

James Joyce, em 1915.
James Joyce, em 1915, sete anos antes de lançar sua obra-primaFoto: Alex Ehrenzweig/ Domínio público

Estão abertas, até 31 de março, as inscrições para o projeto Ulysses100 pelos olhos brasileiros, promovido pela Embaixada da Irlanda no Brasil. Por meio da iniciativa, serão escolhidas pinturas artísticas feitas em muros, inspiradas nos 18 capítulos da obra Ulysses (1922), do escritor irlandês James Joyce. As artes contempladas receberão prêmio em dinheiro, como consta em edital.

A atividade será realizada em parceria com 18 universidades públicas de todo o país – entre elas, a UFMG. Seu objetivo é estimular uma concepção da interpretação visual de cada um dos capítulos do livro, um para cada instituição.

Na prática, serão feitos 18 concursos culturais simultâneos para a seleção de um estudante ou grupo de cada universidade participante, para desenvolve uma arte em uma parede da instituição de ensino, conforme o respectivo capítulo atribuído a ela.

O projeto, que comemora o centenário da publicação do livro, tem o objetivo de dar vazão à forma como a juventude brasileira interpreta e enxerga atualmente o clássico da literatura mundial.

Mais informações podem ser consultadas no site da embaixada irlandesa.

Parceria com a UFMG
O capítulo correspondente à UFMG é o 13º, intitulado Nausícaa. Os interessados devem ser alunos de qualquer curso de graduação e pós-graduação da Universidade. Além disso, a atividade pode ser feita individualmente ou em grupo.

Os candidatos devem, inicialmente, entrar em contato com o professor líder da instituição para obter mais informações, pois ele é quem fornecerá as diretrizes para a elaboração da interpretação visual e poderá auxiliar na interpretação do capítulo do livro. Na UFMG, o responsável pelo projeto é o professor Marcel de Lima Santos (seasky68@yahoo.com), da Faculdade de Letras (Fale).

Após a definição dos parâmetros, o candidato deve criar um esboço do mural, preencher o formulário e encaminhá-los para o e-mail eventsbrasilia@dfa.ie.

Os ganhadores receberão prêmio de R$ 2 mil. Além disso, uma ajuda de até R$ 2 mil será oferecida para o custeio do material necessário para execução do mural. O resultado final será divulgado em abril.

Sobre o autor e a obra

No dia 16 de junho, a Irlanda celebra o Bloomsday, data em que é homenageado o protagonista Leopold Bloom, do livro Ulysses (1922), de James Joyce. A obra literária narra a história de um dia na vida de vários personagens em Dublin, no dia 16 de junho de 1904. Ao longo dos capítulos, Joyce descreve os dilemas e as adversidades de todos os personagens e transforma o cotidiano em algo excepcionalmente interessante.

O escritor irlandês é um dos maiores autores do século 20. Sua obra, que se vale de diversos estilos narrativos, é repleta de modernidades, símbolos e referências. O autor é celebrado pelo uso experimental da linguagem, criando neologismos e conferindo novos sentidos às palavras.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG