Institucional

Com protocolo alinhado às normas sanitárias, RUs do campus Saúde e do ICA reabrem nesta terça

Dois testes para checagem dos procedimentos de segurança foram realizados na última semana

Temperatura corporal dos usuários será aferida na entrada do bandejão
Temperatura corporal dos usuários será aferida na entrada do bandejão Reprodução TV UFMG

Os Restaurantes Universitários (RUs) do campus Saúde, em Belo Horizonte, e do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, serão reabertos nesta terça-feira, dia 13, para atender à comunidade universitária. Fechados desde março, em cumprimento às exigências sanitárias impostas pela pandemia de covid-19, os bandejões voltam a funcionar sob rigoroso protocolo de biossegurança, elaborado pelo Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG e pelo comitê local da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), com respaldo dos poderes públicos municipais, que já autorizaram a reabertura de restaurantes para consumo no local. Eles funcionarão de segunda a sexta-feira.

O café da manhã, exclusivo para estudantes assistidos pela Fump (níveis I, II e III de vulnerabilidade social, classificados conforme a renda per capita familiar), será servido das 7h às 8h. O almoço será oferecido às comunidades dos dois campi e, no caso de Montes Claros, terá seu horário estendido em uma hora (das 11h às 14h) para facilitar o escalonamento dos usuários e impedir aglomerações. Antes da pandemia, o bandejão do ICA funcionava das 11h30 às 13h30. 

“A proposta de reabertura dos RUS é oferecer acesso à alimentação balanceada para as duas comunidades, de forma segura, tanto para os usuários quanto para os funcionários. Para isso, reforçamos a necessidade de colaboração das pessoas em relação ao uso de máscara e escalonamento no horário de almoço, do distanciamento de dois metros e da desinfecção periódica dos ambientes”, justifica a presidente da Fump, professora Sandra Bianchet.

De acordo com o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, a reabertura dos restaurantes do campus Saúde e do ICA justifica-se pela especificidade das atividades realizadas nesses ambientes, como o próprio serviço de saúde no enfrentamento da covid-19, e de atividades não adaptáveis ao modo remoto. “No caso do campus do ICA, ele fica muito distante de outra opção de serviço de alimentação em Montes Claros”, afirma o vice-reitor, acrescentando que a retomada, segura e criteriosa, está em consonância com as diretrizes do Plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto.

Temperatura, distância, máscara e álcool em gel
Na entrada e saída dos restaurantes, haverá controle do fluxo de usuários para evitar aglomerações. A temperatura corporal também será aferida, e passa a ser obrigatório o uso de álcool em gel e de máscara, que só poderá ser retirada durante a refeição.

No acesso aos caixas, os usuários serão orientados a utilizar cartão de débito em vez de dinheiro e a higienizar as mãos após o pagamento. Os guichês e máquinas de cartão também serão higienizados periodicamente.

Parte da área de refeições do RU do campus Saúde:
Parte do salão de refeições do RU do campus Saúde: mesas separadas por barreiras de policarbonatoReprodução / TV UFMG

Dentro dos restaurantes, a pessoas serão instruídas a manter o distanciamento de dois metros e a seguir o sentido de circulação, sinalizados por meio de cartazes, banners e adesivos no chão. Ventiladores foram instalados em pontos estratégicos para direcionar a renovação do fluxo de ar nos salões das refeições, e as mesas terão apenas duas cadeiras em diagonal e barreira física de policarbonato separando os usuários. Os talheres serão embalados individualmente, e a desinfeção de mesas, cadeiras, maçanetas ocorrerá periodicamente.

O modo de servir as refeições (self service) foi adaptado para que os usuários não tenham contato com os alimentos, balcões ou utensílios. Os bebedouros foram interditados, e a água será servida pelos funcionários dos restaurantes.

Treinamento das equipes
A produção das refeições, já orientada pelo Manual de Boas Práticas, direcionado aos estabelecimentos comerciais de alimentos e serviços de alimentação, foi reforçada pelo controle higiênico sanitário rigoroso, que compreende desde a etapa de recebimento das mercadorias até a produção e o modo de servir as refeições.

Comunicação reforçada para orientar sobre distanciamento e medidas de segurança sanitária
Comunicação reforçada com orientações sobre distanciamento e medidas de segurança sanitáriaCriação Fump

Os funcionários dos RUs realizaram teste para covid-19 e participaram de treinamentos técnicos e práticos para conhecer o protocolo e ações de prevenção propostas pela UFMG para o retorno ao trabalho presencial. Eles também foram instruídos sobre medidas de proteção e contenção da disseminação da doença, que incluem hábitos individuais e no ambiente familiar, deslocamento no trânsito e orientações de como se portar no ambiente dos restaurantes – higienização frequente das mãos, uso ininterrupto de máscara pelas equipes de produção e de lentes protetoras dos olhos por pessoas que não usam lentes corretivas estão entre as principais medidas.

Os auxiliares de serviços também receberam treinamento específico sobre a desinfecção dos ambientes, com atenção para a limpeza periódica de mesas, cadeiras, corrimãos, maçanetas e superfícies.

Dois testes-piloto para a checagem do protocolo de reabertura foram realizados nos campi, na semana passada, com participação dos integrantes dos comitês locais de biossegurança da Fump e de funcionários da área administrativa. Em entrevista à TV UFMG, Sandra Bianchet disse que os testes serviram para intensificar as ações de comunicação nos restaurantes. “Basicamente, reforçamos a sinalização em relação aos protocolos, distanciamento, uso de máscara, devolução de bandejas. Enfim, todo o percurso do usuário no restaurante foi avaliado”, afirmou a presidente da Fump à reportagem, que acompanhou o teste realizado na última sexta-feira, dia 9, no bandejão do campus Saúde. 

Alimentação balanceada e subsidiada

A oferta de alimentação balanceada para a comunidade acadêmica, em especial para os cerca de oito mil estudantes assistidos pela Fundação Mendes Pimentel, é uma das ações da política de assistência estudantil gerenciada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Os estudantes assistidos nos níveis I, II e III – classificados conforme o nível de vulnerabilidade socioeconômica – têm café da manhã, almoço e jantar subsidiados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Desde a suspensão das atividades presenciais, em 18 de março, e o subsequente fechamento dos restaurantes universitários, os estudantes assistidos têm recebido auxílio financeiro emergencial e complementar, que variam de R$ 120 a R$ 270, para garantir o acesso à alimentação.

Teresa Sanches