Com seminário, Programa Polos inicia atividades em Dom Joaquim
Atuação no município tem o objetivo central de promover direitos humanos
Hoje e amanhã (2 e 3 de outubro), será realizado, no município mineiro de Dom Joaquim, o seminário de lançamento das atividades do programa da UFMG Polos de Cidadania, que visa contribuir para a proteção e efetivação de direitos humanos e cidadania na região. A Tenda São Domingos, na Praça Cônego Firmiano (no centro da cidade) abrigará o evento, que será realizado das 9h às 17h, na segunda, e das 9 às 12h, na terça-feira.
Uma das principais ações do Polos de Cidadania no município será a promoção dos direitos de humanos, em especial de crianças e adolescentes no contexto dos conflitos socioambientais em curso na cidade e na região. O programa conta com mais de 22 anos de atividades de extensão e pesquisa social na área e há mais de dois anos atua na vizinha Conceição do Mato Dentro, tanto na área urbana quanto rural.
O município de Dom Joaquim tem cerca de 4,6 mil habitantes (estimativa do IBGE para 2017) e está localizado na região central de Minas Gerais, a 200 quilômetros de Belo Horizonte.
A iniciativa
O Polos de Cidadania alia atividades de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de promover a efetivação dos direitos humanos e a construção de conhecimento por meio do diálogo entre os diferentes saberes. A iniciativa é coordenada pelo professor do Teatro Universitário Fernando Limoeiro e pelo professor da Fafich André Luiz Dias.
Criado em 1995, o Polos é caracterizado pela transdisciplinaridade, envolvendo graduandos, pós-graduandos e profissionais de diversas áreas como Direito, Sociologia, Comunicação, Artes Cênicas, Economia, Ciências do Estado, Psicologia, Demografia, Arquitetura e Urbanismo, Administração e Serviço Social.
O trabalho do Polos da Cidadania é realizado em parceria com o
Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio do Programa de Apoio a Projetos da Região Central (Proap).