Formas de Ingresso

Começa hoje registro pela internet de classificados na chamada regular do Sisu

UFMG oferece 6.339 vagas em 90 cursos, com entrada nos dois períodos letivos

Estudantes no campus Pampulha
Estudantes no campus Pampulha Foca Lisboa / UFMG

Está disponível no site Sisu UFMG, o link para registro acadêmico via internet dos candidatos classificados na chamada regular da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019. O prazo termina às 23h59 (horário oficial de Brasília) do dia 4 de fevereiro.

Todos os candidatos – mesmo os que foram selecionados para o segundo semestre letivo – devem efetuar o registro acadêmico, via internet. O candidato convocado na chamada regular que não efetuar o procedimento nesse período não poderá fazê-lo em outra data e será considerado desistente do processo seletivo.

A partir de 11 de fevereiro, será divulgada, na página Sisu UFMG, escala de atendimento aos alunos que ingressarão no primeiro semestre letivo, para o procedimento, obrigatório e presencial, de apresentação de documentos para registro acadêmico e matrícula.

Os candidatos selecionados para o segundo período letivo de 2019 devem aguardar a divulgação, na página Sisu UFMG, do período do procedimento obrigatório e presencial, de apresentação dos documentos para registro acadêmico e matrícula. Também devem ficar atentos aos procedimentos de antecipação de entrada que serão divulgados no mesmo endereço, onde podem ser consultadas as instruções para os candidatos selecionados.

Lista de espera
Até o próximo dia 5, os candidatos que não foram selecionados na chamada regular devem manifestar seu interesse em constar na lista de espera de 2019, exclusivamente, por meio da página do Sisu na internet.

Edital do MEC publicado em 21 de novembro no Diário Oficial da União estabelece duas alterações na regulamentação da lista de espera. A partir de agora, “o estudante selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado". Assim, pelas novas regras, se o candidato for selecionado na chamada regular para uma vaga em instituição de educação superior participante, mesmo que seja sua segunda opção, e ainda que não se matricule, não poderá participar da lista de espera.

Caso o candidato não seja selecionado na chamada regular, em nenhuma de suas opções, é considerado apto a participar da lista de espera. Até a edição 2018 do Sisu, o candidato só podia manifestar interesse na lista de espera para o curso de sua primeira opção. A partir de agora, embora só possa manifestar interesse em uma vaga, esta poderá ser a de primeira ou de segunda opções para as quais se inscreveu.

Em 2019, a UFMG oferece, por meio da primeira edição do Sisu, 6.339 vagas em 90 cursos de graduação, em Belo Horizonte e em Montes Claros. Do total de vagas, 3.595 serão preenchidas no primeiro período letivo e 2.744, no segundo. Listagem dos convocados na chamada regular, organizada por curso, informa o semestre letivo para o qual o candidato foi selecionado. As convocações a partir da lista de espera serão anunciadas, exclusivamente, na página Sisu UFMG.

Mais informações podem ser obtidas no site do Sisu, na página Sisu UFMG e pelo e-mail duvidaregistro@drca.ufmg.br.