Comissão Eleitoral homologa candidaturas à Reitoria

Sorteio definiu ordem das chapas nas cédulas ou urnas eletrônicas

Reitoria da UFMG no campus Pampulha
Reitoria da UFMG no campus Pampulha - Lucas Braga/UFMG

Foram homologadas na manhã desta terça-feira, 19, pela Comissão Eleitoral, as candidaturas das três chapas inscritas para concorrer à próxima gestão (2018-2022) da Reitoria da UFMG. Também foi definida, por meio de sorteio, a ordem das chapas nas cédulas eleitorais ou urnas eletrônicas.

A chapa 1 (UFMG em Foco) é a do candidato Renato de Lima Santos, da Escola de Veterinária, tendo como vice Carmela Maria Polito Braga, da Escola de Engenharia. A chapa 2 (UFMG Pública e Diversa) é encabeçada por Sandra Regina Goulart Almeida, da Faculdade de Letras, com Alessandro Fernandes Moreira, da Escola de Engenharia, de vice. A chapa 3 (UFMG +) é formada por Andrea Mara Macedo, do Instituto de Ciências Biológicas, e Paula de Miranda Ribeiro, da Faculdade de Ciências Econômicas, como vice.

“A Comissão agora vai se dedicar à organização de aspectos da consulta como a definição das regras do debate, que já são objeto de norma do Conselho Universitário”, disse a presidente, professora Efigênia Ferreira e Ferreira.

Consulta
A consulta à comunidade acadêmica para subsidiar a elaboração de lista tríplice ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro. Se houver necessidade, o segundo turno será realizado nos dias 21 e 22 do mesmo mês.

Por definição do Conselho Universitário, está mantido o sistema de ponderação que vigorou nos últimos pleitos, em que o voto dos professores tem peso de 70% e o de funcionários e alunos, 30% (15% para cada segmento). A ponderação será calculada de acordo com o universo total de votantes e não com o número de votos efetivamente computados.