Comissão Própria de Avaliação encerra triênio com balanço positivo

Avaliação com base em relatórios internos e externos, análise de dados diversos e acompanhamento dos regimes remoto e híbrido de ensino são ações destacadas

Vice-reitor Alessandro Moreira Fernandes, no alto, e a diretora da CPA, Vivane Birchal, abaixo, ambos na esquerda da tela
Último encontro teve participação do vice-reitor Alessandro Moreira (no alto, à esquerda); presidente da CPA, Viviane Birchal (abaixo dele) listou contribuições da gestão que termina Reprodução de tela

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), encarregada de propor e sistematizar os processos de avaliação interna na UFMG e acompanhar as avaliações externas, encerrou, com encontro virtual na última semana, a gestão do triênio 2019-2021. Segundo o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, o papel da comissão na Universidade é fundamental, pois identifica as fortalezas, as dificuldades e propõe ações e políticas aos órgãos pertinentes, para a melhoria permanente em vários aspectos.

Para a diretora de Avaliação Institucional, Viviane dos Santos Birchal, que também presidiu a comissão, “no último triênio a CPA conquistou avanços importantes, como o reconhecimento e a valorização do trabalho dos Núcleos Docentes Estruturantes”. Foram analisados relatórios anuais enviados pelos Núcleos – o que resultou em devolutivas –, encaminhadas demandas aos órgãos pertinentes e promovidos seminários para compartilhamento institucional das boas práticas.

“Nesse balanço positivo, ressaltamos atividades como avaliação baseada em relatórios externos e internos, Plano de Desenvolvimento Institucional, análise de dados de rankings, do Censo da Educação Superior e de outras fontes. Também emitimos pareceres que contribuíram para a construção das políticas de avaliação interna de diferentes instâncias da Universidade e promovemos encontros sobre autoavaliação”, relata Viviane Birchal.

A diretora destaca também a participação da CPA nas ações de orientação e acompanhamento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e do Ensino Híbrido Emergencial (EHE), e na formação do Comitê de Acompanhamento de Egressos em julho de 2021.

Para a próxima gestão, os membros da CPA deixam como contribuição, segundo Viviane, a proposta de priorização colaborativa nas ações de acompanhamento de egressos, a discussão e revisão do processo de avaliação dos docentes pelos discentes e a valorização da CPA, por meio da divulgação de suas ações  para a comunidade acadêmica.

A nova composição da Comissão Própria de Avaliação começará a atuar no início de 2022. As unidades acadêmicas e as instâncias de gestão relacionadas ao processo de autoavaliação estão em processo de indicação de seus representantes – servidores docentes e técnico-administrativos, respectivamente. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)  é o responsável pela escolha dos integrantes para o triênio seguinte. No caso dos professores, a composição respeita o equilíbrio entre as áreas do conhecimento. A presidência e a vice-presidência da CPA são ocupadas por titular e vice da Diretoria de Avaliação Institucional (DAI).