Institucional

Comissão Própria de Avaliação define prioridades para novo triênio

Formada por 14 membros e seus suplentes, CPA é responsável por propor e sistematizar processos de avaliação na UFMG

Membros da CPA definiram metas e prioridades para novo triênio
Membros da CPA se reuniram no último dia 12, na ReitoriaFoca Lisboa | UFMG

Os integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) encerraram o primeiro período de exercício (2019-2021) e lançaram novas diretrizes para o próximo triênio durante a reunião realizada na terça-feira, 12 de julho. “Representada por servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes, a Comissão tem caráter consultivo e está sempre em busca de aprimoramento dos processos de avaliação institucional, dos projetos pedagógicos e das políticas educacionais”, destacou a presidente da CPA e diretora de Avaliação Institucional, professora Viviane Birchal.

Para o próximo triênio, os membros da CPA definiram algumas prioridades, como promover atividade de compartilhamento de experiências entre os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), instâncias de caráter consultivo que têm a função de acompanhar os cursos, visando melhorar sua qualidade. Também propuseram avaliar os relatórios de atividades de 2021 enviados pelos núcleos e elaborar devolutivas na forma de ações, em atendimento às demandas.

Outra prioridade estabelecida é a promoção de uma política de avaliação dos egressos, em conjunto com o Comitê de Acompanhamento de Egressos da UFMG, tanto da graduação quanto da pós-graduação, abordando aspectos diversos, como a internacionalização.

A CPA também vai colaborar com os processos de autoavaliação da extensão e da pós-graduação e acompanhará o cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (2018-2023), com o objetivo de contribuir para o novo plano, que será elaborado no próximo ano.

Na visão da pró-reitora adjunta de Graduação, professora Maria Flores, “a CPA tem contribuído para a consolidação de uma cultura de autoavaliação na Universidade, fundamental para o aprimoramento do ensino. E tem sido espaço de trabalho articulado e institucionalmente comprometido com uma avaliação formativa e participativa”.

A expectativa, segundo Maria Flores, é de “estreitar cada vez mais essa interação e consolidar um GT de autoavaliação da graduação de maneira a reunir subsídios para planejamento e tomada de decisões de curto, médio e longo prazos”.

Atribuições
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é vinculada ao gabinete da Reitoria e sistematiza as informações sobre a Universidade e seus cursos, visando à implementação dos processos definidos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Também examina os resultados dos processos internos de avaliação institucional vinculados ao Sinaes e emite pareceres que são divulgados para a comunidade universitária e a sociedade. Além disso, a CPA realiza estudos para aprofundar o conhecimento sobre aspectos da educação superior que interferem na rotina acadêmica dos cursos oferecidos pela Instituição e propõe ações e políticas para a melhoria da qualidade da UFMG em todas as suas dimensões.

Esta é a composição da Comissão Própria de Avaliação:

Coordenação
Viviane Santos Birchal – presidente
Micheline Sanches de Souza – vice-presidente

Docentes
Anna Christina de Almeida (Instituto de Ciências Agrárias) – titular
Rafael Conde de Resende (Escola de Belas Artes) – suplente
Lígia Maria Moreira Dumont (Escola de Ciência da Informação) – titular
José Luiz Borges Horta (Faculdade de Direito) – suplente
Maria Rosimary Soares dos Santos (Faculdade de Educação) – titular
Roseane Batitucci Passos de Oliveira (Faculdade de Farmácia) – suplente
Marlene Azevedo Magalhães Monteiro (Escola de Enfermagem) – titular
Eliane Costa Dias Macedo Gontijo (Faculdade de Medicina) – suplente
Rogata Soares Del Gaudio (Instituto de Geociências) – titular
Francisco Dutenhefner (Instituto de Ciências Exatas) – suplente
Meinhard Sesselmann (Escola de Engenharia) – suplente

Servidores técnico-administrativos
Daniele Cláudia Matta Fagundes Zárate (Diretoria de Tecnologia da Informação) – titular
Altair Damásio Dias (Pró-reitoria de Administração) – suplente
Hasla de Paula Pacheco (Pró-reitoria de Graduação) – titular
Débora Augusta Rossi Fantini (Pró-reitoria de Pesquisa) – suplente
Luiz Antônio de Faria Fonseca Júnior (DAI) – titular
Juliana Bárbara Barros Melo (DAI) – suplente
Amanda Maria Silva Nogueira (Pró-reitoria de Pós-graduação) – titular
Thales Valentim Assis (Pró-reitoria de Recursos Humanos) – suplente
Vanessa Avelar Cappelle Fonseca (Pró-reitoria de Extensão) – titular
Thatiana Marques dos Santos (Diretoria de Relações Internacionais) – suplente

Membros externos
Ana Maria Sette Câmara (professora aposentada da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) – titular
Vanessa de Freitas Cunha Lins (professora aposentada da Escola de Engenharia) – suplente

Os representantes dos estudantes serão indicados em breve.