Pesquisa mostra como as redes sociais direcionam conteúdos
Tema de programa da Rádio UFMG Educativa, tese do DCC conclui que a prática pode acirrar a polarização de opiniões
Como os dados oferecidos pelos usuários são utilizados pelas redes sociais para direcionar propagandas e conteúdos? Essa foi a questão que orientou a tese de doutorado do pesquisador Filipe Nunes Ribeiro defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG. Uma das conclusões do trabalho é que esse direcionamento pode acirrar a polarização de opiniões e até incentivar discursos de ódio. Saiba mais no episódio 16 do programa Aqui tem ciência.
RAIO-X DA PESQUISA
Título original: Interferência de dados demográficos a partir de plataformas de propaganda baseadas em redes sociais
O que é: pesquisa de doutorado investigou como os dados oferecidos pelos usuários em redes sociais são utilizados pelas plataformas para direcionar propagandas e conteúdos.
Nome do pesquisador: Filipe Nunes Ribeiro
Ano da defesa: 2019
Programa de Pós-graduação: Ciência da Computação
Orientador: Fabrício Benevenuto de Souza
Financiamento: Capes
O episódio 16 do programa Aqui tem ciência teve apresentação e produção de Luana Lima, edição e coordenação de jornalismo de Paula Alkmim. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG, abrangendo todas as áreas do conhecimento.
A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta resultados de trabalho de um pesquisador da Universidade. O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast e vai ao ar na frequência 104,5 FM às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.