Pesquisa e Inovação

'Aqui tem ciência': carreador reduz efeitos colaterais de tratamento da acne

Pesquisadora da Faculdade de Farmácia desenvolveu fórmula mais eficiente para encapsular o ácido retinoico e evitar a irritação da pele

O tratamento da acne causa vários efeitos adversos, como ressecamento e descamação da pele. A pesquisadora Flávia Alves, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFMG, estudou, durante o mestrado, formas de diminuir os efeitos indesejados do tratamento com o ácido retinoico, um dos medicamentos mais utilizados para combater as espinhas e comercializado em forma de creme e gel. 

Flávia desenvolveu uma nova fórmula para o sistema de entrega do ácido retinoico que diminui a irritação na pele e a toxicidade do produto em relação ao medicamento comercializado atualmente. Um pedido de patente já foi depositado e, segundo a pesquisadora, a indústria farmacêutica já está interessada na produção e comercialização do produto. Os detalhes do estudo são relatados no episódio 27 do programa Aqui tem ciência.


RAIO-X DA PESQUISA


Estudo: Desenvolvimento, caracterização e avaliação da toxicidade cutânea de carreadores lipídicos nanoestruturados carregados com ácido tetinoico todo-trans para o tratamento da acne
O que é: pesquisa de mestrado sobre o Ácido Retinoico Todo-Trans (Atra), presente na composição de cremes e géis utilizados para o tratamento de acnes. Esse ácido causa também alguns efeitos adversos, como ressecamento e descamação da pele. O estudo buscou desenvolver e caracterizar uma formulação de Carreadores Lipídicos Nanoestruturados (CLN) para encapsular o Atra de forma mais efetiva e avaliar a sua toxicidade cutânea em comparação com o produto comercial disponível. O resultado da pesquisa foi uma nova formulação que retém maior concentração de ácido retinoico e reduz a irritação cutânea em comparação com o fármaco que é comercializado atualmente.
Pesquisadora:  Flávia Alves Lima
Ano de defesa: 2019
Programa de Pós-graduação: Ciências Farmacêuticas
Orientador: Gisele Goulart
Financiamento:  Cnpq, Capes e Fapemig

O episódio 27 do programa Aqui tem ciência tem apresentação e edição de Alessandra Ribeiro, produção de Gabriela Dias e coordenação de jornalismo de Paula Alkmim. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG, abrangendo todas as áreas do conhecimento.

A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta resultados de trabalho de um pesquisador da Universidade. O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.