Notícias Externas

Como estão as antigas repúblicas que integravam a União Soviética?

Países convivem hoje com dependência econômica, disputas políticas e conflitos militares

x
Ucrânia, hoje: disputa polarizada entre forças pró-Ocidente e pró-Rússia
Evgeny Feldman | Wikimedia Commons

Passada a revolução de 1917, a Rússia comunista iniciou o movimento de incorporação de repúblicas vizinhas para a formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a partir de 1922. Por 74 anos, 15 repúblicas integravam aquele que era considerado o maior país do mundo.

Em 1991, com o fim da URSS, o bloco se desmembrou em Armênia, Azerbaijão, Bielorússia (hoje Belarus), Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Letônia, Lituânia, Moldávia, Rússia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão. Mas alguns desses novos países sofrem até hoje com a sombra do extinto bloco socialista, o que influencia nas relações com o Ocidente.

Em países como Letônia, Lituânia e Estônia, cidadãos russos perderam direitos políticos. "A presença dos russos passou a ser vista como um legado da antiga União Soviética. Foram aprovadas leis para proibir o direito dos russos de ter a cidadania desses países. Até hoje, na Letônia e na Estônia, os russos têm uma cidadania limitada e não podem votar para presidente", explicou Fabiano Mielniczuk, professor da ESPM-Sul e doutor em relações internacionais pela PUC Rio.

Em entrevista ao Jornal UFMG desta quarta-feira, 8, o especialista lembrou dos recentes conflitos na Ucrânia envolvendo a disputa com os russos pela anexação da Crimeia e a interferência dos Estados Unidos na política da região. Do ponto de vista econômico, as novas nações também se tornam dependentes da Rússia, principalmente em áreas como a produção de energia.

ouca-a-conversa-com-vanessa-bugre-08-11-2017.mp3

Série Revolução Russa, 100 Anos

A Rádio UFMG Educativa veicula, ao longo desta semana, uma série de entrevistas sobre as dimensões histórica, cultural e política do movimento bolchevique. Confira as entrevistas já veiculadas na programação:

Nova Rússia: economia melhorou, mas população perdeu direitos

Pesquisador avalia impactos da Revolução Russa, que completa 100 anos em 2017

Professora comenta influência da Revolução de 1917 na literatura russa