Pesquisa e Inovação

'Aqui tem ciência' revela como uma comunidade cura as feridas da escravidão

Tese da Comunicação aborda a experiência de crianças negras com o Reinado, em Oliveira (MG)

A pesquisadora Bárbara Altivo
Bárbara Altivo: pesquisa acadêmica e saberes tradicionaisArquivo pessoal

Superar as feridas deixadas pela escravidão representa um desafio e um movimento de resistência para muitas comunidades negras. Com o intuito de identificar as relações de reparação de um passado ainda doloroso e que deixou marcas profundas como o racismo, Bárbara Regina Altivo fez uma pesquisa de campo que deu origem à sua tese defendida no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, que une pesquisa acadêmica e saberes tradicionais.

Ela observou as práticas da comunidade negra de Os Leonídios, localizada em Oliveira, no Centro-Oeste de Minas Gerais. No estudo, Bárbara Altivo trabalhou com o Reinadinho, guarda do Reinado formada exclusivamente por crianças da irmandade. O Reinado é uma festa religiosa integrante da cultura de negros que foram escravizados no Brasil. Saiba mais no episódio 23 do Aqui tem ciência.



RAIO-X DA PESQUISA

Título original: Rosário dos kamburekos: espirais de cura da ferida colonial pelas crianças negras no Reinadinho (Oliveira-MG)

O que é: tese se propõe a identificar as relações de reparação das consequências deixadas pela escravidão na comunidade negra Os Leonídios, em Oliveira, em Minas Gerais. Como resultado do trabalho, ela observou que os vínculos ancestrais viabilizaram a realização de uma espécie de autorreparação do passado.
Pesquisadora: Barbara Regina Altivo
Defesa: 2019
Programa de Pós-graduação: Comunicação Social
Orientadoras: Luciana de Oliveira (acadêmica) e Pedrina de Lourdes Santos (saberes transversais)

O episódio 23 do Aqui tem ciência foi apresentado por Luana Lima, com produção de Luana Lima e Arthur Bugre, edição e coordenação de jornalismo de Paula Alkmim e trabalhos técnicos de Breno Rodrigues. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG, abrangendo todas as áreas do conhecimento. 

A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta resultados de trabalho de um pesquisador da Universidade. O Aqui tem ciência está disponível em aplicativos de podcast e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.

Artesanias do sagrado feitas por crianças da comunidade
Artesanias do sagrado feitas por crianças da comunidade Arquivo pessoal