Comunicação deve considerar vivências diferentes na pandemia

Professores da Fafich e fonoaudióloga do Dast discutiram aspectos da interação (e da falta dela) neste período de isolamento

Webinar foi parte da série sobre vida e trabalho na pandemia
Webinar integra série sobre vida e trabalho na pandemia Raphaella Dias / UFMG

Em meio a tantas mudanças provocadas pela pandemia de covid-19, onde é que entra a comunicação? – essa foi a pergunta que norteou seminário realizado na manhã desta terça-feira, 18, que reuniu os professores Carlos Magno Mendonça e Fábia Lima, do Departamento de Comunicação Social da Fafich, e a fonoaudióloga Vanessa Mouffron, do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast). O evento integra a série Vida e trabalho em tempos de pandemia, promovida pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH).

“Se há vida, há comunicação; se há comunicação, há interação”, disse Carlos Mendonça. Então, segundo ele, é preciso pensar não em comunicação, no singular, mas em comunicações, para que se possa refletir sobre o fato de que “nem todas as pessoas passam pela pandemia da mesma maneira e sobre como presença é importante para nós, como seres sociais que necessitam dos afetos para sobreviver”, explicou Magno.

Vanessa Mouffron abordou aspectos relacionados à voz e seus usos. De acordo com a fonoaudióloga, na interação social, as pessoas transmitem emoção e personalidade por meio da voz. Além disso, enviamos mensagens que vão além do código linguístico, uma vez que 55% da comunicação é linguagem corporal, o que fica prejudicado, portanto, em um momento de isolamento”, afirmou.

Fábia Lima, que é também diretora do Centro de Comunicação (Cedecom) da Universidade, ressaltou o importante papel dessa estrutura, neste momento de exceção, na preservação e definição da imagem da UFMG. “A comunicação da Universidade tem o desafio de difundir o conhecimento sobre os diversos domínios do saber para que a UFMG cumpra sua missão de servir à sociedade. A comunicação deve ser acessível, levando em conta que cada um vive a pandemia de um modo particular”, afirmou. A diretora apresentou dados que demonstram o crescimento da demanda e da produção do Cedecom neste período de trabalho remoto.

O debate foi mediado pela pró-reitora de Recursos Humanos, Maria Márcia Machado, e pela pró-reitora adjunta, Leonor Gonçalves. O vídeo estará disponível em breve no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.

O próximo webinar da série promovida pela PRORH, que abordará educação financeira em tempos de pandemia, será no dia 9 de setembro, a partir das 9h, com transmissão, mais uma vez, no canal da CAC no YouTube.

Isabella Lisboa