Ensino

Comunidade acadêmica tem acesso ilimitado a e-books de várias áreas do conhecimento

Dos R$2,6 milhões investidos pela UFMG no Sistema de Bibliotecas, mais de R$ 1,5 milhão foram destinados à assinatura e aquisição de livros eletrônicos

Comunidade acadêmica pode realizar buscas simultâneas nas plataformas de e-books Foto: Lucas Braga | UFMG

Milhares de e-books das bibliografias básicas e complementares foram agregados ao acervo da UFMG por meio da plataforma Minha Biblioteca para auxiliar discentes e docentes da graduação e do ensino técnico. Foram adquiridas cerca de 34 mil licenças para acesso aos mais de 13 mil títulos nas áreas jurídicas, de exatas, letras e artes, medicina, pedagogia, saúde e ciências sociais aplicadas. Os títulos estão disponíveis no catálogo on-line e na plataforma Minha Biblioteca e podem ser acessados pela comunidade acadêmica em qualquer dispositivo eletrônico.

Na Cengage Learning foram comprados mais de 200 títulos de e-books perpétuos, de acesso permanente. São livros de todas as áreas do conhecimento com textos completos e recursos de acessibilidade, ferramentas e plataformas tecnológicas que visam facilitar o processo de aprendizagem. “O acesso aos e-books perpétuos é simultâneo – um usuário pode consultar diversos livros ao mesmo tempo – e multiusuário, já que não há restrição de pessoas que podem acessar o mesmo título. Isso possibilitará uma diminuição significativa das filas de reservas de obras impressas muito procuradas pelos alunos, como o livro Cálculo, de James Stewart”, observa Norma Cardoso, bibliotecária responsável pelo estudo e compra dos livros eletrônicos perpétuos.

Todo o conteúdo está liberado desde março e faz parte do investimento de R$2,6 milhões de reais feito pela UFMG no Sistema de Bibliotecas, dos quais mais de 1,5 milhão foram destinados à assinatura e aquisição de livros eletrônicos. O perfil da Biblioteca Universitária no Instagram dará foco, nos próximos meses, a postagens que fomentem o uso das plataformas de e-books e dos recursos por elas disponibilizados.

Resultados de busca por e-books no catálogo on-line aparecem com ícone de um cadeado, no qual é necessário clicar para ter acesso ao conteúdo Imagem: reprodução

Como acessar os livros eletrônicos da Minha Biblioteca
Na tela inicial do catálogo on-line da UFMG, digite o termo de pesquisa e clique na lupa. Refine a busca no menu lateral esquerdo da tela que se abre, clicando na opção E-book em Tipo de obra. Nos resultados da pesquisa, clique no cadeado ao lado do link da obra encontrada. Ao clicar no cadeado, aparecerá uma tela na qual deve ser inserido o login e senha de acesso ao usuário (os mesmos utilizados para fazer o login no catálogo on-line)

Após esse primeiro contato com um e-book da Minha Biblioteca, o usuário poderá navegar diretamente na plataforma e usufruir de todos os recursos lá disponíveis.

Acesso aos e-books perpétuos da Cengage
Clique no botão Entrar no topo direito da tela do catálogo on-line da UFMG e insira seu número de usuário e senha. No canto superior direito da tela que se abre, clique na seta ao lado do seu nome de usuário destacado em negrito, e, em seguida, aperte o botão Acesso ao usuário. Após abrir a tela de atividades, clique em Base de dados e, ao visualizar as bases disponíveis, aperte o botão Acessar, em frente a Cengage, e informe seu e-mail para cadastro. Finalizado esse procedimento, é só iniciar as buscas na página inicial da plataforma, dentro da lista de e-books disponíveis.

Caso tenha dificuldade para acessar o conteúdo, entre em contato com a biblioteca do seu curso.

Carla Pedrosa | Jornalista do Sistema de Bibliotecas da UFMG