Comunidade começa a debater novas Normas Gerais de Graduação

Matrícula está entre os procedimentos abordados pelas novas normas
Matrícula está entre os procedimentos abordados pelas novas normas Foca Lisboa / UFMG

Proposta de texto para as novas Normas Gerais de Graduação da UFMG está disponível para discussão e aprimoramento pela comunidade acadêmica. O anteprojeto, sistematizado pela Pró-reitoria de Graduação, foi elaborado com base em discussões conduzidas na Câmara de Graduação, que consideraram sugestões encaminhadas por coordenadores de curso, diretores de unidades e docentes em geral.

As Normas Gerais de Graduação abordam os principais aspectos do funcionamento do ensino de graduação, incluindo temas gerais – como criação ou extinção de cursos e estrutura dos currículos – e de temas relacionados com os procedimentos da gestão cotidiana do ensino, como matrícula, avaliação do rendimento escolar, processos de transferência, reopção, entre outros. A previsão é de que as normas possam ser adotadas já na matrícula do primeiro semestre de 2018.

“Este é o momento adequado para realizarmos os ajustes necessários, já que acabamos de concluir um ciclo de mudanças experimentadas pela graduação na UFMG em razão da adoção da Lei de Cotas, integralizada no ano passado, da adesão ao Sisu, em 2014, e da adoção integral do Enem”, justifica o reitor Jaime Ramírez.

Além disso, prossegue o reitor, as normas propostas contemplam o arcabouço conceitual de reestruturação da graduação apresentado pela Prograd à comunidade acadêmica da UFMG desde 2015. “Elas representam um importante avanço para a UFMG e estão em sintonia com as premissas contemporâneas de ensino de graduação e a legislação vigente", avalia Ramírez.
Para a vice-reitora Sandra Goulart Almeida, a participação da comunidade é fundamental para aprimorar a proposta. “As experiências das diferentes instâncias envolvidas no ensino de graduação na Universidade poderão ser mobilizadas para aperfeiçoar essas normas e procedimentos”.

O trabalho de elaboração da proposta começou em abril de 2016. A partir de então, as normas acadêmicas foram discutidas em fórum on-line, na plataforma Moodle da Prograd. “Cerca de 500 pessoas da comunidade acadêmica participaram dessa etapa das discussões”, informa o professor Walmir Caminhas, pró-reitor adjunto de Graduação.

Cronograma

19 de janeiro: disponibilização da proposta preliminar para consulta da comunidade

17 de março: apresentação da proposta à comunidade no auditório do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1).

28 de abril: data-limite para o recebimento de sugestões da comunidade, que podem ser encaminhadas para o e-mail normasgrad@prograd.ufmg.br.

30 de maio: aprovação da versão final pela Câmara de Graduação.

Junho: votação das Normas pelo Cepe.

Agosto: votação de eventuais alterações necessárias no Regimento Geral da UFMG pelo Conselho Universitário e início da implantação das Normas Acadêmicas no Sistema Acadêmico.

Dezembro: término da implementação das Normas no Sistema Acadêmico, de forma a viabilizar sua aplicação na matrícula do primeiro semestre de 2018.