Ensino

Comunidade da UFMG já pode solicitar acesso à plataforma de 'e-books' literários

‘Árvore de livros’ oferece mais de 30 mil títulos, incluindo clássicos e lançamentos

Plataforma
Plataforma possibilita baixar até três livros para ler off-lineReprodução de tela

Para suprir a demanda dos alunos do Colégio Técnico (Coltec) e do Centro Pedagógico (CP) por obras de literatura, foi adquirida, no início do semestre, a plataforma de leitura digital Árvore de livros, que disponibiliza mais de 30 mil títulos de todos os gêneros, incluindo clássicos e lançamentos. No início deste mês, foram agendados treinamentos e enviados para os e-mails dos alunos e dos professores do CP e do Coltec os logins e senhas que garantem acesso ilimitado ao conteúdo da plataforma.

Como contrapartida a essa aquisição, a plataforma forneceu para a Biblioteca Universitária 40 licenças-volantes. Isso significa que, além de ser disponibilizado para as comunidades do Coltec e do CP, todo o conteúdo também poderá ser usufruído, simultaneamente, por até outros 40 usuários da comunidade universitária. Dez licenças serão administradas pela biblioteca da Fafich, diretamente com os usuários da unidade, com prioridade para os deficientes visuais. As outras 30 serão geridas pelo Espaço de Leitura da Biblioteca Central e poderão ser solicitadas por toda a comunidade da UFMG.

A aquisição integra conjunto de esforços coordenado pelo Sistema de Bibliotecas da UFMG para oferecer à comunidade condições de acesso ao ensino remoto emergencial. Os investimentos na compra de e-books chegam a R$ 2 milhões. Outra ação recente com o mesmo objetivo foi a incorporação, ao catálogo on-line do Sistema, de 11 mil e-books da Knowledge Unlatched (KU), provedor de serviços de acesso com base em Berlim, na Alemanha.

A solicitação de acesso às licenças do Espaço de Leitura deve ser feita mediante envio de mensagem para bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br. O usuário terá 30 dias para navegar pela plataforma com o código de acesso enviado. Também poderá solicitar, via e-mail, a renovação desse acesso, cuja liberação dependerá da disponibilidade de licenças-volantes no momento do pedido.

Como navegar
A plataforma Árvore de livros pode ser acessada diretamente no navegador ou pelo aplicativo baixado no smartphone ou tablet. Ela possibilita baixar até três livros para ler off-line. Após digitar o login – código de acesso fornecido via e-mail pelo Espaço de Leitura –, o usuário encontrará, na tela inicial, curadorias de livros selecionados de acordo com sua faixa etária e temas da atualidade.

Na prateleira Destaques são apresentados livros recentes que dialogam com as temáticas em voga no mês. Em Coleções árvore, o leitor encontra obras sobre temas atuais como a luta feminista e reflexões políticas. E em Sugestões para você, há livros recomendados de acordo com os hábitos de leitura do usuário identificados pela plataforma. A prateleira Continuar lendo reúne todas as obras abertas pelo leitor e a página na qual ele parou, além de outras sugestões de navegação.

Além de navegar por essas prateleiras de indicações, também é possível pesquisar por itens do acervo inserindo o título, nome do autor, nome da editora, palavra-chave ou temática que se queira pesquisar. Após clicar na obra encontrada, o leitor é direcionado para uma tela intermediária, onde estão o resumo da obra, o botão Ler agora e botões para favoritar ou indicar o livro para outros leitores. Os livros preferidos e indicados ficam guardados no menu superior da tela inicial. Também nesse menu, no item Banca, o usuário tem acesso a jornais e revistas de várias partes do mundo. A pesquisa do conteúdo jornalístico pode ser feita por país, língua, categoria ou tipo.

Durante a leitura dos livros, os usuários, ao clicar em Ler agora e na engrenagem do canto superior direito, conseguem aumentar o tamanho da fonte, mudar a cor do fundo da tela e acessar a lista de capítulos. Eles também podem optar por fazer uma leitura dinâmica, clicando nas setas, e têm a possibilidade de inserir comentários nas páginas ou podem dar dois cliques no centro da tela e fazer a leitura fixa no formato PDF, para ver mais detalhes de livros com ilustrações, por exemplo.

Para os administradores, como os professores e bibliotecários, também são ofertadas atividades com imagens, questões objetivas, vídeos, comentários e indicação de livros para turmas. Além disso, os administradores podem gerar relatórios sobre a quantidade de livros lidos, obras emprestadas, horas de leitura e alunos cadastrados, entre outras informações.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-2528.

Carla Pedrosa / jornalista do Sistema de Bibliotecas da UFMG