Comunidades da web trazem alento a pessoas com sofrimento mental

Objeto de estudo do DCC é destaque de nova edição do Boletim UFMG

Capa da edição 2088 (Arte: Marcelo Lustosa / UFMG)
Capa da edição 2088 (Criação: Marcelo Lustosa / UFMG) Reprodução

Sete em cada dez pessoas em situação de sofrimento mental que buscam apoio em comunidades da internet melhoram seu “tom emocional”, conclui estudo desenvolvido no Departamento de Ciência da Computação (DCC). A pesquisa indica que as trocas de experiências e os aconselhamentos oferecidos nessas redes, ainda que não sejam especializados, contribuem para melhorar o bem-estar dos indivíduos que delas participam.

O trabalho é tema da principal reportagem da edição 2.088 do Boletim UFMG, que também está disponível em formato PDF.

Reforma tributária: é preciso ir além da simplificação
Artigo de Fabrício Missio e Diogo Santos

Acordo de excelência
UFMG e Johns Hopkins University formalizam parceria que vai incrementar pesquisas e publicações conjuntas, troca de informações e intercâmbio de docentes e estudantes.

Antídoto para a escassez
Proposta de regulamentação de reúso da água feita por INCT sediado na UFMG é inédita em Minas Gerais.

Aqui, o Brasil se encontra
UFMG reforça seu caráter diverso ao receber calouros de todas as regiões do país, negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Alento nas redes
De cada dez pessoas que buscam apoio em mídias sociais para situações de sofrimento mental, sete têm seu quadro melhorado, revela pesquisa do DCC.

Como mudou?
Aplicativo sobre mudanças climáticas desenvolvido por grupo do DCC recebe menção honrosa em competição promovida pela Nasa.

Acontece
Uma viagem pitoresca pelo Mercado Central, um dos símbolos de Belo Horizonte, inspirou a exposição da artista plástica Rita de Souza, aberta à visitação no Centro Cultural UFMG.

Escape poético
Tese da FaE investiga livros infantis não ficcionais que lançam mão de elementos da literatura e das artes visuais.