Ensino

Concluintes de graduação devem procurar colegiados para conferir inscrição no Enade 2018

Graduandos de 12 cursos farão o exame

Sala de aula no CAD 1:
Sala de aula no CAD 1: estudantes têm até o dia 29 para conferir seus dadosLucas Braga / UFMG

Estudantes com previsão de colar grau no período de 31 de agosto a julho de 2019 devem procurar os colegiados de seus cursos para conferir sua inscrição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018. Participarão graduandos das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Design de Moda, Direito, Gestão Pública, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Econômicas Internacionais e Turismo. O prazo para conferir os dados nos colegiados termina no dia 29 de junho.

A realização do Enade é procedimento obrigatório para os cursos de graduação e indispensável para a colação de grau.  A Diretoria de Avaliação Institucional da UFMG aguarda a publicação do edital, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para divulgar o enquadramento dos cursos das respectivas áreas de conhecimento.

De acordo com a portaria normativa do Enade 2018, publicada no Diário Oficial no último dia 25, o estudante será considerado regular após realizar a prova e preencher o Questionário do Estudante. Os resultados do Enade, aliados às respostas do questionário, compõem o resultado da avaliação de desempenho do estudante e serve para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

[Correção em 26/06/2018, às 10h21: são 12 e não 11 os cursos cujos concluintes deverão fazer o Enade neste ano. A lista atualizada está indicada no primeiro parágrafo deste texto.]